#MagentaNature: Farol Hotel e Herdade da Barrosinha acolheram sessões de yoga e sound healing

por: Inês Nunes
#MagentaNature: Farol Hotel e Herdade da Barrosinha acolheram sessões de yoga e sound healing
GLOBAL WELLNESS

As actividades foram promovidas no âmbito do Global Wellness Day, data celebrada anualmente mundialmente no segundo sábado de Junho.

A leve chuva que caiu no exterior do Farol Hotel, no passado dia 08 de Junho, não impediu a sessão matinal de Sunrise Yoga que teve início pelas 09:00. Mesmo depois de um trovão iluminar o céu acinzentado, a instrutora Johanna Hellinger manteve o sorriso no rosto e continuou a promover a junção de “mente, corpo e alma num só”, para arrancar as actividades do Global Wellness Day 2024 em Portugal.

A data celebra-se anualmente, desde 2012, no segundo sábado de Junho. Para marcar a 13ª edição, houve eventos em mais de 170 países por mais de 10 mil locais, e Portugal não ficou de fora. O tema de 2024 foi #MagentaNature, e propôs uma reconexão com a natureza, num convite a “abraçar o poder transformador da harmonia com os elementos que nos rodeiam.”

No espaço, em Cascais que acolheu a iniciativa, o dia amanheceu com vista para o mar, com o objectivo de criar uma ligação com o meio ambiente, caracterizado pela organização sem fins lucrativos a cargo dos eventos não só como um lugar, mas como uma “experiência que nutre a saúde física, mental e espiritual”.

“Há um turismo muito grande à procura deste tipo de eventos e nós estando aqui em Cascais, tão perto do mar, é quase natural a ligação à natureza. Os mercados americano e asiático começam a estar muito na onda do wellness, que é um bocadinho mais do que estar só fit. E portanto, para nós é óptimo associarmo-nos a este tipo de eventos, e acho que é o futuro da hotelaria”, declarou, em entrevista a O Turismo PT, Nuno Nunes, director geral da unidade hoteleira onde se dinamizaram as primeiras actividades do dia.

“O Global Wellness Institute mediu pela primeira vez, talvez há 10 anos, a economia do bem-estar em todo o mundo, e ela cresceu imenso. Agora, a última vez que mediram, está avaliado em 5,6 triliões de dólares”, começou por dizer Kim Marshall, co-fundadora do GWD, a O Turismo PT. Os dados de 2022 revelam que, dentro da indústria, o turismo é um dos sectores com maior contributo para o crescimento que se verificou, tendo feito movimentar mais de 650 mil milhões de dólares. “Portanto, esta é uma busca que todos os seres humanos compartilham. Tem-se um pouco disso [descanso e relaxamento] não importa o que se faça para tirar férias, mas imagine quando se incorpora propositadamente coisas para curar o corpo e a mente”, continuou a autora do Global Wellness Podcast, dando como exemplo as dinâmicas promovidas, e descrevendo como “tão mágica” a cura pelo som que se seguiu ao pequeno-almoço com produtos naturais.

Já dentro de quatro paredes, após o ‘saudar do sol’ – que revelou alguma resistência em agraciar os presentes com o seu calor –, Adília Ferreira acolheu os convidados com sacred sound e voice healing. A embaixadora portuguesa do Dia Global do Bem-Estar é especialista em terapias como reflexologia, Ayurveda, Reiki e relaxamento, além de directora e consultora de spas, tendo já sido distinguida com diversos galardões na área, tanto nacional como internacionalmente.

À tarde, foi a vez de o Hotel da Barrosinha, em Alcácer do Sal, ceder o seu espaço a uma outra aula de yoga, desta vez com a professora Michi Primus. Embora algo tímida, a presença do sol fez-se sentir na Herdade “pensada para transmitir uma sensação de perfeita harmonia com a natureza”. O alojamento, que pretende fazer jus à história do local, apresenta uma decoração inspirada em elementos naturais, com várias peças de artistas residentes.

A sessão no exterior da propriedade contou, tal como a da manhã, com apoio da Corc Yoga. “Acho que, em termos de acessórios e tapetes de yoga, a maior vantagem é que não só é sustentável como é bom para a saúde. Não se respira todos os elementos tóxicos do PVC, da borracha e do látex”, frisou Christine Moghadam, fundadora da marca cujos produtos feitos à mão em Portugal são 100% cortiça.

O mote #MagentaNature, desenvolvido pelo projecto social destinado a melhorar a qualidade de vida de pessoas por todo o mundo, teve por base quatro pilares – comer natural, estar na natureza, proteger a natureza e estar espiritualmente na natureza.

“Assim aprendemos dicas para aplicar no dia-a-dia para o tornar melhor, para nos fazer viver em todo o nosso potencial. E então incorpora-se as vistas de Portugal, ou a comida, e as pessoas! Então é claro que tem tudo a ver com isso. E é por isso que é perfeito estarmos em Portugal para o Dia Global do Bem-Estar”, admitiu Kim Marshall.

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