O evento, com mais de meio milhão de visitantes por edição, foi distinguido durante o 10º Fórum Turismo Interno, que aconteceu de 03 a 05 de Junho em Torres Vedras.
A Turismo Centro de Portugal realizou, entre 03 e 05 de Junho de 2024, o 10º Fórum Turismo Interno, “Vê Portugal”, em Torres Vedras. O Carnaval da cidade que acolheu a reunião anual foi distinguido na categoria Evento, tendo sido caracterizado como um dos principais motores de desenvolvimento e notoriedade do sector turístico na região central portuguesa.
O reconhecimento vem frisar o impacto positivo não só cultural mas também económico que tem aquela que é a maior celebração do entrudo a nível nacional, e que atrai anualmente mais de 500 mil visitantes nacionais e estrangeiros. Tendo em conta a dimensão do local onde ocorre o desfile, a escala que atinge é de destacar.
A homenagem pretende, assim, frisar o contributo para a promoção da região que o evento tem fornecido ao longo da sua história secular. A tradição remonta a 1923, e os preparativos para a edição seguinte começam a ser encetados assim que terminam os dias de festa do ano. Conhecido pelos cabeçudos, matrafonas, Zés Pereiras e Rei e Rainha do Carnaval, o festejo viu no "Vê Portugal" ser reafirmada a sua importância no panorama turístico nacional, assim como a sua capacidade de chamar visitantes e investimentos para o centro do país, factor que tem desempenhado um papel de relevo na sustentabilidade e crescimento contínuo alcançados.
A distinção foi recebida por Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, e Rui Penetra, presidente do Conselho de Administração da Promotorres. Os representantes das entidades organizadoras do evento foram, neste contexto, dotados de um incentivo para proceder com a elevação do mesmo a novos patamares de excelência e inovação.
O Fórum Turismo Interno reúne, cada ano, especialistas, empresários e entidades relacionadas com o sector para debater e promover o turismo interno em Portugal. A 10ª edição, que terminou no passado dia 05 de Junho, teve como tema ‘o turismo enquanto ponte para gerar entendimentos’, no âmbito da difusão da Paz. Estiveram presentes na cerimónia notórios nomes nacionais do ramo, tais como Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, e Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, associação a cargo da cimeira.