A entrega de prémios e balanço de 2024, assim como a apresnetação da região e cidade convidada para 2025, foi apresentada sem a presença do Secretário de Estado do Turismo.
O evento serviu também para fazer o balanço da última edição da feira e estabelecer objectivos para a próxima – que se realizará de 12 a 16 de Março de 2025 e está já esgotada –, para além de dar a conhecer a nova Presidente do Conselho Estratégico da BTL, Rita Marques.
A tarde em que se reuniram centenas de profissionais, stakeholders e opinion makers do sector turístico teve início com um discurso do presidente da Comissão Executiva da Lisboa Feiras Congressos e Eventos, organizadora daquele que é o maior acontecimento empresarial em Portugal. “A BTL tanto traduz como contribui para o bom momento do Turismo nacional e a procura que temos registado por parte de empresas e entidades permite-nos perspectivar, com muito optimismo, a edição de 2025”, disse António Ramalho.
Quem denotou também uma visão positiva para o próximo ano foi o Secretário de Estado do Turismo. “Um voto de futuro em 2025, numa nova ambição para a nossa Bolsa de Turismo de Lisboa. Que tenha mais empresas, mais visitantes e mais países. E queremos que a BTL seja também uma campeã na liga Europa das feiras internacionais de Turismo. Sei que o trabalho que está a ser desenvolvido vai nesse caminho e essa é seguramente uma aposta que queremos ter”, afirmou Pedro Machado, num vídeo transmitido, uma vez que se encontrava fora do país.
Ao tomar posse como Presidente do Conselho Estratégico da BTL, Rita Marques propôs-se concretizar vários objectivos no seu novo cargo. “A BTL pode e deve crescer como o turismo tem crescido em Portugal: combatendo a sazonalidade, não se esgotando numa mostra pontual no ano; apostando na diversificação de mercados, indo para lá do perímetro nacional e fazendo pontes com os mercados internacionais; e aportando valor para todos, em estrita colaboração com os empresários do sector, os territórios e, evidentemente, o Turismo de Portugal”. A ex-secretária de Estado do Turismo salientou ainda a relevância de “adoptar estratégias que respondam às novas tendências e exigências do mercado turístico global”.
Após a apresentação de opiniões e perspectivas para a BTL 2025, houve anúncios mais concretos. O Município Convidado será Leiria e a Região de Turismo Convidada será a Alentejo e Ribatejo –merecedor, durante a atribuição de prémios, de uma menção honrosa na categoria ‘Stand Nacional’, vencida pela Entidade Regional de Turismo (ERT) dos Açores, que ganhou também na Sustentabilidade. A TAP levou a melhor na Criatividade, e foi ainda distinguida com menção honrosa para banca internacional, como foram também as de Marrocos e Cabo Verde. O Prémio Júri, para reconhecer o melhor evento turístico em território nacional, foi concedido por unanimidade à Jornada Mundial da Juventude 2023. AVK Audiovisuais e Opção Global foram destacados como ‘Parceiro de Excelência BTL’.
O lançamento da feira de 2025 marcou ainda o reconhecimento de quatro pessoas individuais com os Prémios Personalidade – destinados a profissionais do sector do turismo cujo percurso profissional tenha contribuído de forma relevante para o desenvolvimento e crescimento da indústria. Os galardoados foram: Dionísio Pestana, fundador do maior grupo hoteleiro português, apelidado em sua honra, que tem já vasto império no estrangeiro; Jorge Rebelo de Almeida, presidente do Vila Galé, segunda maior cadeia de hotéis nacional; José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro; e Rita Marques, que assumiu um novo cargo na BTL no passado dia 06 de Junho.