O evento consiste numa oportunidade única de convívio para todos os envolvidos – veteranos, moradores e visitantes.
Começou, no passado dia 01 de Junho, o D-Day Festival Normandy, que se estenderá até ao dia 16. Este é um ano particularmente especial para o evento, uma vez querecordará o 80º aniversário do desembarque dos Aliados na Normandia, que aconteceu a 06 de Junho de 1944.
Com efeito, este acontecimento da História Moderna desencadeou uma atracção turística que é, actualmente, uma parte vital da economia da região. Neste contexto, foi criado, em 2007, o D-Day Festival Normandy pelo posto de turismo Bayeux Intercom, cuja premissa é montar um programa completo de celebrações públicas, baseadas na informação local recolhida pelos postos de turismo parceiros. O evento beneficia do apoio da Região da Normandia e do Comité Regional de Turismo, sendo amplamente publicitado a nível regional e nacional.
“Todos os anos, o D-Day Festival Normandy é um evento imperdível, popular e festivo que reúne crianças e adultos, visitantes e veteranos. O seu sucesso duradouro é prova do entusiasmo e compromisso do povo da Normandia, bem como dos visitantes nacionais e internacionais, com os valores da Paz, Liberdade e Reconciliação que são tão queridos ao nosso destino”, frisa Hervé Morin, Presidente da Região da Normandia.
“O 80º aniversário dos desembarques na Normandia deixará a sua marca no ano que decorre e nas nossas memórias! No dia 06 de Junho de 2024, na cerimónia internacional que terá lugar em St Laurent-sur-Mer, Omaha Beach receberá presidentes e ministros de todo o mundo e, sobretudo, os nossos últimos veteranos restantes. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para lhes prestar uma homenagem vibrante. Esses veteranos, que já foram jovens soldados, vieram para salvar os nossos valores”, acrescenta, por seu lado, Noël Anquetil, Vice-Presidente da comunidade de municípios Isigny-Omaha Intercom.
Para esta ocasião tão especial, a Região da Normandia promoverá, então, diversas iniciativas, entre as quais constam: a criação de um website; um esquema de certificação de eventos; apoio financeiro aos organizadores dos mesmos; a criação de um kit de comunicação; a promoção de artigos destinados a profissionais do turismo; e a publicação do guia “Land of Freedom”, com uma selecção de eventos e informações diversas sobre as cerimónias comemorativas.
Seguindo a sua estratégia “Normandia pela Paz”, a região está empenhada no seu compromisso com os valores da Paz, da Liberdade e da Reconciliação, que servem como mote para o Fórum Mundial da Paz, a realizar em Setembro deste ano.