Rock in Rio estabelece parceria com centro da ONU e cria ‘All Experience’

por: Inês Nunes
Rock in Rio estabelece parceria com centro da ONU e cria ‘All Experience’
Rock in Rio

A nova atracção criada pelos jovens da equipa do festival terá uma exposição interactiva, espaços instagramáveis e pulseiras coleccionáveis.

O Colectivo Jovens do Rock in Rio aliou-se ao United Nations Regional Information Centre para criar o ALL Experience, no âmbito do projecto “Por Um Mundo Melhor”. A exibição que estará patente na pala do Parque Tejo, num “lugar criativo, imersivo, inspirador” pretende dar voz às gerações mais novas e incentivar a uma atitude proactiva pela mudança, através de várias atracções e dinâmicas de sensibilização para o tema. A Box no local apresentará, das 13:00 às 22:00, conteúdos audiovisuais para estímulo da reflexão, e permitirá a entrada de grupos de até 20 pessoas de cada vez para as sessões de cerca de 3,5 minutos.

O movimento materializa-se numa experiência sensorial. Mas, mais que um espaço físico, é “um catalisador de mudança”. As pessoas envolvidas na sua criação reflectiram sobre os tópicos que consideram mais relevantes e prioritários de ser trabalhados em sociedade. Assim, chegou-se a oito pilares fundamentais, sendo que cada um deles está associado a uma Organização Não Governamental que o tem como área de actuação.

‘All for’ precede todas as categorias eleitas pelas mentes por detrás da iniciativa, promovendo a ideia de união e adesão em massa às causas. Para a questão climática, a instituição aliada é a Quercus; para a paz, a AMI; para o respeito/migração, a CPR; para a pobreza e dignidade, o Banco Alimentar; para os direitos humanos e igualdade, a FENACERCI; para a educação, a SIC Esperança; para o empreendedorismo e a prosperidade, a Dress for Success; e para o consumo e produção sustentável, EntreAjuda e Banco de Bens Doados.

É possível participar na acção desenvolvida na casa lisboeta da Cidade do Rock através da página oficial criada para o efeito. Aqui, pode-se responder a um quizz para ganhar pulseiras coleccionáveis (há oito no total, com fases relativas às bases sobre as quais se delineou o projecto). O público pode escolher a mensagem com a qual mais se identifica – ou várias, uma vez que não há limite para o levantamento dos acessórios, pelo custo simbólico de 1€, revertido integralmente para a ONG correspondente. É ainda possível, através do site, enviar mensagens de compromisso por um mundo melhor e fazer doações aos parceiros envolvidos.

A Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio debruçou-se sobre a mais recente novidade do festival, que desde os seus primórdios tem vindo a assumir um compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social. “Numa altura em que tanto se discute a evasão dos jovens talentos de Portugal para o mundo, achámos que seria uma óptima oportunidade de inverter a fala e deixar que fossem eles a dizer o que é importante para estas gerações. É um convite para assumirmos a responsabilidade pela construção do Mundo Melhor onde tanto queremos viver”, afirma Roberta Medina,

António Ferrari, Assessor de Comunicação das Nações Unidas, acrescenta: “O All Experience está totalmente alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) das Nações Unidas e constitui uma excelente forma de envolver e de dar voz aos jovens sobre o futuro que querem para as pessoas e o planeta".

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways