Portugal sucede a países como o Reino Unido, Itália, Espanha ou Noruega e vai ser palco, pela primeira vez, daquela que é a maior competição mundial de queijos.
O evento, que em Novembro trará a Portugal, pela primeira vez, a maior competição de queijos a nível mundial, foi apresentado à imprensa esta terça-feira.
Conhecido como os Óscares do Queijo, é organizado há mais de três décadas pela britânica Guild of Fine Food e promete reunir em Viseu, entre os dias 15 e 17 de Novembro, os maiores produtores e afinadores mundiais, com mais de 4.500 queijos oriundos de mais de 40 países, em competição pelo paladar exigente de um júri composto por 250 especialistas de cerca de 40 nacionalidades. Neste júri, "destaque para o maior contingente de jurados portugueses na história da competição, com 35 profissionais, abrangendo especialistas em queijo, críticos gastronómicos, chefs, entre outros profissionais da indústria", refere a Comunidade Intermunicipal Dão Lafões.
A iniciativa irá também trazer a Portugal mais de uma centena de jornalistas de publicações especializadas, influencers e apreciadores dos quatro cantos do mundo, contando com um Summit de Queijos e um Festival Gastronómico abertos ao grande público.
O managing director da Guild of Fine Food afirma: “Estamos entusiasmados por levar os World Cheese Awards a um novo país e região anfitriã, organizando o evento com a cidade de Viseu na 36ª edição dos prémios”. John Farrand salienta: “Localizada no coração da região vinícola do Dão, Viseu tem uma cultura rica em gastronomia e produção de vinho, o que a torna um local adequado para a primeira edição dos World Cheese Awards em Portugal”.
Food expert e impulsionador da vinda do evento para Portugal, em conjunto com o jornalista Paulo Salvador, diz: "Viseu é a capital da região da Beira, uma região com uma forte herança queijeira". A escolha da cidade para receber esta primeira edição do evento em território nacional, segundo Bruno Filipe Costa, acabou por surgir de forma natural já que a região "possui uma cultura gastronómica invejável, que combina tradição e excelência", a par de um rico legado histórico na produção de queijo, "ilustrado pelo nosso queijo mais famoso, o Queijo Serra da Estrela".
Ainda sobre a escolha da região centro, nas palavras do autor, “sonhar ter o evento em Portugal, especialmente em Viseu, representa uma aposta de potenciar a imagem internacional do melhor que temos em Portugal, as suas gentes, e descentralizar a escolha dos locais para os grandes eventos mundiais a ocorrer no nosso país, num evento que pretendemos verdadeiramente inclusivo, envolvendo a região e as comunidades, e capaz de elevar o nome dos nossos queijos mundialmente”.
Por sua vez Paulo salvador acrescenta: “Portugal e a região da Serra da Estrela escondem verdadeiras joias gastronómicas que vão surpreender produtores, comerciantes e apreciadores de queijo”.
O Presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões afirma: “A nossa região, conhecida por ser o território por excelência do queijo em Portugal, pela gastronomia e vinhos, mas também pelas magníficas paisagens e pela qualidade dos seus produtos, está preparada para acolher produtores, especialistas e entusiastas do queijo com a hospitalidade que nos caracteriza”. Fernando Ruas agradece à Guild of Fine Food pela escolha, "que ajudará a posicionar Viseu Dão Lafões como um destino de referência para os amantes da gastronomia".
No comunicado da Comunidade Intermunicipal pode ler-se: "Viseu surge em destaque como cidade anfitriã, mas o objectivo é envolver toda a região através de visitas de jornalistas, passeios culturais, actividades de promoção do território e visitas a promotores e profissionais do sector agrícola". No entanto pretende-se, ainda, o envolvimento de toda a comunidade, posicionando-se, não só como uma "oportunidade ímpar para celebrar a tradição, inovação e excelência dos queijos de toda a região da Beira", mas também para proporcionar um intenso momento de dinamização e intercâmbio de know how e experiência "num evento onde profissionais e consumidores de uma vasta diversidade de mercados e culturas estarão unidos na degustação dos melhores queijos do mundo".
John Farrand salienta: “O evento reúne o trade mundial do queijo e é único na promoção das relações internacionais na indústria dos laticínios. Irá, mais uma vez, reunir os mais importantes especialistas internacionais em queijo e os melhores queijos do mundo”.
Esta será a 36ª edição daquele que é o maior evento dedicado exclusivamente ao queijo a nível mundial. A cidade de Trondheim, na Noruega, foi a anfitriã da edição do último ano, recebendo um número recorde de 4.502 queijos, avaliados por um júri de 264 especialistas, classificadores, compradores, retalhistas e críticos gastronómicos. Para este ano, em Portugal, a organização espera bater o recorde do número de queijos a concurso, sendo ainda um dos grandes objetivos alcançar a maior representação de sempre de produtos e profissionais nacionais.
Jornalista