Futuralia: Constrói o Teu Futuro na Cidade da Aprendizagem

por: Sarah Silva
Futuralia: Constrói o Teu Futuro na Cidade da Aprendizagem
O Turismo PT

“Um lugar onde todos os teus interesses se transformam em oportunidades de successo.”

Hoje, dia 22 de Março, jovens estudantes e oradores estão reunidos na Futuralia, para a apresentação do painel: “Constrói o teu futuro! Lisboa Cidade da Aprendizagem pode dar-te uma ajuda”, que contou com a presença de Helder Toucas e Gisela Gonçalves, ambos, neste projecto em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa (CML), com a apresentação da plataforma “Lisboa Cidade da Aprendizagem”.

Toucas, introduz a explicação da Cities of Learning, um espaço online em que existem ecossistemas de aprendizagem dinâmicos. “Os alunos, as organizações e as instituições públicas podem localizar oportunidades de aprendizagem, combinar experiências locais e digitais através de playlists, emitir e obter Medalhas Digitais para valorizar e reconhecer a aprendizagem e conquistas”.

Na plataforma, os jovens ou público com interesse, podem encontrar actividades e disponibilizá-las num mapa do território à vontade. No motor de busca e com filtros específicos encontram oportunidades que correspondam às necessidades e interesses. Por cada actividade concluída é criada uma medalha digital que vale para enriquecer o currículo. As tarefas podem ser presenciais ou online através de playlists com vídeos de aprendizagem.

O responsável afirma que também é possível haver aprendizagem fora da escola. “Os jovens estão num momento em que se sentem pressionados para escolher uma carreira, não existe apenas uma possibilidade, somos todos diferentes, há muito que explorar”.

Ainda aponta Lisboa, como uma cidade de oportunidades, como uma “gigantesca Futuralia” com actividades para desenvolverem desde já. Afirma que o diferencial está no currículo, “a probabilidade de concorrerem com pessoas que também têm licenciatura é enorme, estes certificados e actividades podem ser um diferencial no mercado de trabalho”.

Gisela Gonçalves, apresentou alguns exemplos do que poderão encontrar na plataforma: Cursos e workshops sobre Graphics & Gaming, visitas a produções de cinema, cursos gratuitos de programação e tecnologias, artes e cultura, entre outros. Para quem tem interesse em trabalhar numa entidade específica, poderá encontrar ofertas nacionais e internacionais de requisitos e certificados que auxiliem na procura.

Foi uma amostra de incentivo aos jovens, para “construírem o futuro com as suas próprias mãos”, protegendo a saúde mental e não deixando de criar conexões entre família e amigos.

No fim da apresentação foi partilhado um QRcode com o público de estudantes para que pudessem obter um certificado/medalha imediato referente à participação do painel.

Helder Toucas, conclui que “esta iniciativa tem como objectivo aumentar a colecção de medalhas e certificados dos jovens, para qualificar e diferenciar numa futura entrevista de emprego”.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways