Portugal recebe 47 prémios nos World Travel Awards da Europa

por: António Manuel Teixeira

Os profissionais do turismo reuniu-se na Cerimónia de Gala dos World Travel Awards (WTA) Europa 2024, no Ritz-Carlton, em Berlim, para descobrir o melhor dos melhores do continente Europeu.

A Grécia foi a grande vencedora ao receber o prémio de "Melhor Destino Europeu". Portugal também teve uma noite brilhante, com a Madeira a ganhar o prémio de "Melhor Destino Insular da Europa", Braga a ser nomeado "Melhor Destino de Turismo Emergente da Europa" e os Açores a receberem o prémio de "Melhor Destino de Turismo de Aventura da Europa". A "Melhor Atracção Turistica de Aventura" foi para o Passadiços do Paiva, o Arquipélago da Madeira recebeu também o "Melhor Destino de Praia", para a ilha de Porto Santo, o "Melhor Destino Metropolitano à Beira Mar da Europa" é o Porto, o "Melhor Projecto de Desenvolvimento Turístico" é o Passadiços do Mondego. Como "Melhor Atracção Turística" e "Melhor Turismo Responsável" foi premeado o Dark Sky, no Alqueva, mas foi a Madeira que recebeu o "Melhor Organismo de Promoção da Europa"

Os vencedores do sector da hotelaria portugueses foram o Savoy Palace, na Madeira, que ganhou o prémio "Melhor Hotel de Luxo da Europa" e o "Pestana Alvor Praia", galardoado como "Melhor Destino de Praia". Também ao Pestana Palace coube a distinção do "Melhor hotel City Family & Wellness Resort da Europa" e "Melhor Hotel de Luxo para Negócios", o "Melhor Design Hotel da Europa" é o 1908 Lisboa Hotel, o "Melhor Resort Insular" é o Vila Baleira, em Porto Santo, para o Algarve foram mais dois prémios: "Melhor Hotel Lifestyle da Europa", o "W Algarve" e o "Melhor Resort Lifestayle da Europa", o Conrad Algarve e  o "Melhor Resort de Villas", o Dunas Douradas Beach Club, O "Melhor Resort de Desporto", localizado em Lagos, é o Cascade Wellness Resort  o "Melhor Boutique Hotel de Luxo da Europa" foi atribuido ao Valverde Hotel e por fim o "Melhor Resort Romântico da Europa", o Pousada Mosteiro de Amares. A "Melhor Marca de hotéis de negócios da Europa" é a InterContinental Hotels & Resorts.

Entre os vencedores do sector da aviação, a Lufthansa foi eleita a "Companhia Aérea Líder da Europa", enquanto o Aeroporto de Zurique foi eleito o "Aeroporto Líder da Europa". A British Airways ganhou o prémio "Companhia áerea lider na Europa- Business Class" e a Turkish Airlines ganhou o prémio "Companhia Aérea lider na Europa - Economy Class". A TAP Air Portugal também teve uma noite frutuosa, levando o prémio "Companhia aérea lider para África" e "Companhia aérea lider para a America" para a América do Sul, mas a SATA Airlines também foi distinguida com o prémio "Melhor Companhia aérea para a América do Norte" e "Melhor Companhia área regional"

A "Melhor Companhia de rent-a-car" é a Eurpocar e a "Melhor Companhia de Rent-a-car de Luxo", foi atribuido à Sixt. A "Melhor Agência de Viagens on-line" foi para a Booking

Graham Cooke, fundador da WTA, afirma: "Foi um privilégio acolher a cerimónia de abertura do nosso Grand Tour de 2024 em Berlim, numa noite incrível em que se reconheceu o auge da economia europeia das viagens e do turismo. Felicito todos e cada um dos nossos vencedores por ajudarem a elevar a referência colectiva a alturas ainda maiores".

 

A WTA foi criada em 1993 para reconhecer, recompensar e celebrar a excelência em todos os sectores da indústria do turismo.

Actualmente, a marca WTA é reconhecida mundialmente como a melhor marca de qualidade, com os vencedores a estabelecerem a referência a que todos os outros aspiram.

Todos os anos percorre o mundo com uma série de cerimónias de gala regionais organizadas para reconhecer e celebrar o sucesso individual e colectivo em cada região geográfica chave.

As cerimónias de gala dos "Óscares do Turismo" são amplamente consideradas como as melhores oportunidades de networking na indústria das viagens, com a presença de líderes governamentais e da indústria, personalidades e meios de comunicação social internacionais.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways