Viagem gastronómica à Bolsa de Turismo de Lisboa 2024

por: Sarah Silva
Viagem gastronómica à Bolsa de Turismo de Lisboa 2024
O Turismo PT

A variedade de expositores oferece o que o apetite do público pede. Doces conventuais e regionais, gastronomia, vinícolas, grupos hoteleiros, artesanato ao vivo, o fabrico de chapéus, sardinhas em madeira, azuleijos, entre outros.

A gastronomia de Penamacor está representada pelo Chef Marco Santos, que afirmou: "o ovo e o porco bísaro, raça autóctone da região, sãos os principais pontos fortes ao criar os pratos típicos. O enchido desta espécie, inspirou um evento denominado 'Festa das Varas"', que ocorre em Aranhas.

Além da gastronomia,o Chef afirma: “Penamacor não se baseia só na gastronomia, mas também ao turismo de sustentabilidade e paisagístico. Estamos numa encosta junto à serra da Malcata, temos uma rica barragem onde podem ser praticados desportes náuticos".

 

Marcelo Rebelo de Sousa visita a BTL e degusta o leitão da Bairrada, ao lado do presidente da Cabo Verde José Ulisses Correia e Silva. A marca “Água|Pão|Vinho|Leitão. As Quatro Maravilhas da Mealhada”, foi criada com o intuito de valorizar e promover os quatro ícones gastronómicos, segundo a Câmara de Mealhada.

Segundo a Associação Maravilhas da Mealhada, “o consumidor tem a garantia que encontrará à sua mesa uma boa água, um bom vinho, o pão mais genuíno e melhor leitão do país, produtos únicos, que caracterizam o município, agregados num projeto de valorização gastronómica”.

 

O CASCAIS FOODLAB, pertence à Camara Municipal de Cascais e fica localizado no Mercado da Vila. Tiago Neto, Responsável pela Gestão e Produção Alimentar do Cascais Food Lab, diz que a marca tem como objectivo dinamizar e dar a conhecer à sociedade a gastronomia, não só de Cascais, mas portuguesa. “Os trabalhos à base de workshops com preços acessíveis, trazendo chefs convidados não têm como propósito lucrar, mas dar à comunidade conhecimento e riqueza no sentido gastronómico”.

Estiveram expostas para degiustar: as Areias de Cascais, que têm como um dos ingredientes a banha de porco, estão a concorrer para o registo de patente assim como as joaninhas de Cascais. Não se sabe a origem das “joaninhas”, mas remete ao ano de 1907, são à base de gema de ovo e farinha de amêndoa. Para a harmonização de sabores ficam bem acompanhados pelo vinho de Carcavelos, segundo o responsável.

Entre 400 expositores, são muitas as opções a explorar na maior feira de turismo do país. Pode visitar e degustar até ao dia 03 de Março de 2024.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways