Restaurante Antiqvvm recebe duas estrelas Michelin, na primeira gala exclusiva para Portugal

por: Leonor Maltez
Restaurante Antiqvvm recebe duas estrelas Michelin, na primeira gala exclusiva para Portugal
Michelin

A selecção de 2024 inclui 167 restaurantes, dos quais 39 são Estrelas Michelin (oito de duas estrelas e 31 de uma estrela), 32 são Bib Gourmand, que destaca a melhor qualidade-preço, e 96 são Restaurantes Recomendados.

O evento ficará marcado como o primeiro com exclusivo foco em Portugal. Contou com transmissão em directo através da plataforma YouTube com apresentação de Catarina Furtado e na passadeira vermelha, Fernando Alvim. Cuca Roseta foi também convidada para levar o fado à gala.

Vasco Coelho Santos, chef do Euskalduna no Porto afirmou a Fernando Alvim, na passadeira vermelha, que “Esta gala é o culminar de tantos anos de espera. Acho que vamos crescer e acho que vai haver mais gente a querer este registo e mais dedicação para fazer mais e melhor”.

A primeira estrela Michelin foi atribuída ao restaurante 2Monkeys de Vitor Matos e Francisco Quintas no Torel Palace, em Lisboa. Ó Balcão de Rodrigo Castelo, em Santarém ganhou uma estrela Michelin depois de receber a distinção anual que destaca os restaurantes mais avançados em termos de práticas sustentáveis, a estrela verde. Desarma localizado no Funchal e Sála em Lisboa levaram também para casa uma estrela.

Todos os galardoados com duas estrelas em 2023 mantiveram essa distinção, são eles Alma, Belcanto, Casa de Chá da Boa Nova, II Gallo d´Oro, Ocean, The Yeatman e Vila Joya.

No Porto o restaurante Antiqvvm, destacou-se por ser o único a receber a segunda estrela.

Esta noite é um marco importante pois é a primeira exclusivamente em Portugal. Com esta iniciativa pretendemos dar o protagonismo gastronómico que este país merece”, afirmou a Presidente da Michelin Portugal e Espanha, Maria Paz.

Actualmente Portugal conta com 31 restaurantes com estrela Michelin.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways