Inteligência artificial, sustentabilidade, experiências e soluções tecnológicas em destaque na BTL

por: António Manuel Teixeira

Para a sua 34ª edição, que arranca a 28 de Fevereiro, a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa reforçou a aposta em conteúdos para profissionais e consumidores, com a organização e acolhimento de várias iniciativas.

Espalhados por sete áreas distintas ao longo dos cinco dias de feira, estes conteúdos procuram afirmar a BTL como um espaço de discussão, troca de ideias e promoção de conhecimento, tanto para os profissionais do turismo como para o público final.

Exemplo disso são as diversas iniciativas que terão lugar no Auditório AVK. No dia 28 de Fevereiro, sendo que a direcção da feira destaca a CNN Portugal Summit “Portugal Tour”, que irá debater os principais desafios do turismo nacional. A sessão contará com um painel composto por Marcelo Rebelo de Sousa (Presidente da República), José Manuel Bolieiro (Presidente do Governo Regional dos Açores), Carlos Moedas (Presidente da Câmara Municipal de Lisboa), Cristina Siza Vieira (Vice-Presidente Executiva da AHP), João Oliveira e Costa (CEO do BPI), Mário Ferreira (CEO da Douro Azul), Pedro Santos Guerreiro (Director-Executivo da CNN Portugal) e Anselmo Crespo (Director de Novos Conteúdos da TVI/CNN Portugal).

O Auditório AVK vai acolher, também, uma talk sobre turismo regenerativo, organizada pela Nova SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality, uma sessão sobre o novo modelo de negócio do turismo 4.0, dinamizada pela Universidade Católica de Lisboa, e uma conferência sobre enoturismo promovida pelo jornal Publituris. O espaço receberá a terceira edição da conferência “Smart and Green Tourism”, dinamizada pela revista Ambitur, que contará com um painel destacado de que farão parte Carlos Abade (Presidente do Turismo de Portugal), José Lopes (Country Manager da easyJet), Eduardo Cabrita (Director-Geral da MSC Cruzeiros em Portugal), Maria João Calha (Sustainability Manager da TAP), Gonçalo Rebelo de Almeida (consultor e ex-administrador do grupo Vila Galé), entre outros oradores de referência. Ainda no Palco AVK, durante o horário de público, haverá actuações de “The Sweet Girls" by Finalmente Club; “Drags Show" by Posh Lisbon, Show de Leandro Buenno, entre outros.

Por sua vez, no Palco BPI os profissionais do turismo poderão descobrir mais sobre a forma como a inteligência artificial está a ser trabalhada no sector em sessões promovida pelo NEST e pela Microsoft. Boas práticas de governance, a humanização, o valor das experiências, a inovação tecnológica e a sustentabilidade serão também alvo de reflexão em conferências organizadas, ao longo dos três dias profissionais da feira, pela AMROP, Universidade Europeia, BTL, NEST, BPI e RIPTUR.

O BTL Lab by Pousadas da Juventude voltará a acolher sessões dedicadas à inovação e a soluções tecnológicas para o turismo. Revenue management, tecnologia de dados, boas práticas de planeamento financeiro, gamified self-guided tours e fotografia serão alguns dos temas em destaque nesta área da BTL, que receberá empresas como a XLR8 RMS, Cloudbeds, Bedsrevenue, Fairmas GmbH, Explorial e Fujifilm.

 A 34ª edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa irá decorrer de 28 de Fevereiro a 03 de Março de 2024, na FIL – Parque das Nações.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways