A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela marca presença na INTUR - Feira Internacional de Turismo do Interior, de 16 a 19 de Novembro, na cidade espanola de Valladolid.
“A estratégia de promoção turística da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, unida por um território de carácter único e produtos endógenos, teve início na edição da Bolsa de Turismo de Lisboa deste ano. Desde então, definimos as feiras turísticas nacionais e internacionais de maior interesse para os vários ativos do nosso território. Chegados à INTUR, numa altura do ano em que a Serra da Estrela começa a vestir-se de branco, é com grande entusiasmo que esperamos captar ainda mais visitantes para as Beiras e Serra da Estrela. As nossas expectativas para este setor, que tem registado forte crescimento, são as melhores.”, afirma António Miraldes, porta-voz da CIMBSE que acrescenta. “A nossa estratégia de promoção turística passa, assim, pela aposta nos principais certames turísticos ibéricos, procurando levar a toda a Península Ibérica o melhor do nosso território.”,
Além dos jmomentos de degustação de produtos do território, como os queijos Serra da Estrela o fumeiro e os vinhos da região, também a Bola Parda vai adoçar o paladar dos mais gulosos. Esta "iguaria natalícia secular", proveniente da Guarda, foi assim apelidada graças à sua cor de canela. Baseada em açúcar e canela (os ingredientes principais), a receita é transmitida de geração em geração, como se de um legado de pais para filhos se tratasse. E todos os anos, na época de Natal, cumprem a tradição de colocar este doce à mesa.
Ao longo dos dias de certame, a presença da região das Beiras e Serra da Estrela na INTUR fica ainda marcada pela atribuição de vouchers de desconto para a vasta oferta turística no território. Os vouchers estão associados a ativos turísticos das Beiras e Serra da Estrela, desde alojamento e restauração à aquisição de produtos endógenos, com o objetivo de despertar os amantes da Natureza e Aventura para este destino em estado puro.
São mais de seis mil quilómetros de percursos pedestres, que conduzem até nove Aldeias Históricas de Portugal, várias Aldeias de Xisto e ainda Aldeias de Montanha. Entre as montanhas e o silêncio, há tempo para cuidar da saúde e bem-estar. A paisagem natural em estado puro, o ar mais límpido, as quedas de água cristalinas oferecem equilíbrio, energia e tranquilidade. Estes são só alguns dos infinitos argumentos para uma visita a uma terra de tradições ancestrais.
De referir que, recentemente, a região das Beiras e Serra da Estrela viu as aldeias de Manteigas e Sortelha (Sabugal) receber o prémio “Best Tourism Villages 2023”, galardão atribuído pela Organização Mundial de Turismo.