Sob o tema "Turismo Verde e Investimento", a celebração oficial, do Dia Mundial do Turismo, deste ano terá como anfitrião o Reino da Arábia Saudita, na sua capital, Riade.
A reunião analisará o papel do investimento nas pessoas e no planeta na garantia dos meios de subsistência e na promoção da compreensão mútua, explorando simultaneamente oportunidades para alargar o alcance do impacto económico e social da indústria a mais pessoas em todo o mundo, salvaguardando a prosperidade para todos.
De acordo com o Conselho Mundial do Turismo (WTTC), prevê-se que o sector do turismo mundial atinja 9,5 biliões de dólares em contribuição para o PIB até 2023, o que está em consonância com as previsões da OMT, partindo do princípio de que o turismo continua a estar no bom caminho para atingir 80-95% dos níveis pré-pandémicos este ano.
Sendo um dos maiores motores económicos da economia mundial, o sector é responsável por uma grande quantidade de oportunidades comerciais e de emprego, desempenhando simultaneamente um papel fundamental na ligação entre culturas, no estabelecimento de laços entre as pessoas e no reforço da compreensão mútua.
O Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), afirma: "O turismo nunca foi tão importante para as nossas economias ou para as nossas sociedades. O seu potencial é enorme".
Zurab Pololikashvili salienta: "É por isso que celebramos a capacidade do turismo para impulsionar o crescimento, salientando simultaneamente a necessidade vital de investimento para garantir que esse crescimento seja inclusivo e sustentável". Reforçando: "a atenção se centrou na necessidade vital de investir na construção de um sector mais sustentável para as pessoas, o planeta e a prosperidade", assim como "na educação e numa maior inovação como bases para o crescimento e a transformação a longo prazo".
O Ministro do Turismo da Arábia Saudita, salientou a "oportunidade histórica que se avizinha à medida que se traça um novo rumo para o sector do turismo mundial, centrado no desenvolvimento sustentável, na criação de emprego e na resiliência económica".
Ahmed Al-Khateeb sublinhou que o turismo, "enquanto catalisador da mudança, promove a compreensão mútua, constrói pontes e salvaguarda o património cultural e a conservação do ambiente, contribuindo para um mundo mais harmonioso".
Dia Mundial do Turismo
O primeiro Dia Mundial do Turismo foi celebrado em 1980. Enquanto Dia Mundial da Observação do Turismo, constitui uma oportunidade para celebrar o papel vital do sector na promoção da paz e da prosperidade. As regiões mundiais da OMT acolhem alternadamente as celebrações oficiais, sempre em torno de um tema oportuno e relevante.
A data de 27 de setembro marca o dia em que foram assinados os Estatutos da Organização que se tornou a OMT.
Jornalista