O Fórum Mundial sobre Turismo Gastronómico decorrerá Donostia-San Sebastian para se concentrar na forma como o turismo pode promover o desenvolvimento rural, gerar resiliência económica e preservar o património cultural.
Sob o tema "Turismo gastronómico: de volta às raízes", o Fórum centrar-se-á nas ligações entre o produto, a gastronomia e o turismo. Ao longo de três dias, entre 05 e 07 de Outubro, profissionais do sector, peritos de renome e representantes institucionais participarão em debates ao vivo, discursos de abertura, workshops práticos e demonstrações culinárias com chefes e produtores locais e internacionais.
O evento acolherá muitas das principais figuras mundiais da gastronomia e do turismo, incluindo Qu Dongyu, Director-Geral da FAO; Paolo Di Croce, Director-Geral da Slow Food (Itália); Célia Tunc, Secretária-Geral do Collège Culinaire de France; Fatmata Binta, vencedora do BCWP 2022 e que será nomeada Embaixadora da Organização Mundial do Turismo OMT) para o Turismo Responsável na ocasião; e oradores confirmados do Brasil, Croácia, Equador, França, Gana, Itália, República da Coreia, Ruanda, Espanha e Suíça.
Além disso, os participantes no fórum terão a oportunidade de escolher entre cinco excursões diferentes para experimentar e saborear a gastronomia local: "Rioja Alavesa, enoturismo de excelência", "Sabores rurais do País Basco e do território de Idiazabal", "Urola Kosta: aldeias piscatórias, paisagens e sabores de sonho", "Um mar de montanhas, Gorbeialdea e o Vale de Arratia" e "Bizkaia - Costa de Urdaibai".
Sublinhando a importância de preservar as tradições culinárias, esta edição também comemorará o décimo aniversário da inclusão da Dieta Mediterrânica na lista do Património Cultural Imaterial da UNESCO. Além disso, o evento paralelo "Culinary Plaza", organizado pelo Centro Culinário Basco, destacará especialidades culinárias de destinos como o Azerbaijão, o Botsuana, o Porto, a Arábia Saudita e o Zimbabué.
Além disso, no âmbito do Fórum, também se realizará o UNWTO Gastronomy Pitch Challenge, em conjunto com a Culinary Action (área de empreendedorismo do Basque Culinary Center), onde os finalistas seleccionados dos Startup Competitions apresentarão as suas propostas e soluções tecnológicas inovadoras para o turismo gastronómico. Para acolher e conectar participantes de todo o mundo, o Fórum será realizado num formato híbrido.
O Fórum é coorganizado pela OMT e pelo Basque Culinary Center desde 2015, com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências entre especialistas em turismo e gastronomia, identificar boas práticas e promover o turismo gastronómico como motor do desenvolvimento sustentável.
Os profissionais interessados em participar no 8º Fórum Mundial da OMT sobre Turismo Gastronómico podem inscrever-se online.
O Fórum será apresentado por Zurab Pololikashvili, Secretário-Geral da OMT; Joxe Mari Aizega, Director-Geral do Centro Culinário Basco; Félix De Paz García, Subdirector-Geral de Cooperação e Competitividade no Turismo do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo; Javier Hurtado, Ministro do Turismo, Comércio e Consumo do Governo Basco; e Azahara Domínguez, Deputada para a Mobilidade, Turismo e Ordenamento do Território do Conselho Provincial de Gipuzkoa.
Jornalista