O sector do turismo está em constante transformação e, no futuro, quer seja pelo avanço das novas tecnologias, quer seja por factores ambientais, económicos ou sociais estas mudanças serão cada vez mais proeminentes.
Para enfrentar estes desafios e preparar o futuro que se avizinha, a editora Lidel apresenta, três meses depois do lançamento, o novo livro “Turismo e Hotelaria Futureland - Sustentabilidade e Tecnologias para o Futuro”, da autoria de Luiz Moutinho, Professor Convidado de Marketing na University of Suffolk (Reino Unido) e na The Marketing School (Portugal). Professor Adjunto de Marketing, GSB, FBE, Membro da Academia Europaea, Nuno Abranja, Director do Departamento de Turismos do ISCE – Instituto Suprior de Lisboa e Vale do Tejo, editor executivo do Tourism and Hospitality International Journal e CEO da consultora OMelhorDoTurismo, Alfonso Vargas-Sánchez, Professor Catedrático (jubilado), Académico titular da Academia Andaluza de Ciências Regional (Espanha) e Tiago Rodrigues, mestre em Gestão Turística Europeia, Diretor de Marketing e Comunicação da Pedago.
Futuramente, o turismo deverá afirmar-se como um motor estratégico em termos de planeamento, experimentação e incorporação de ideias e tecnologias emergentes, sustentadas em sistemas de inteligência avançados, e que aplicará múltiplas estratégias de mercado para oferecer novas opções de negócio. A pensar em todas as alterações que irão ocorrer, os autores desenvolveram este livro que procura despertar consciências, potenciar conhecimentos e desafiar conceitos e práticas conhecidas na actividade turística e hoteleira.
“O livro Turismo e Hotelaria Futureland é um manual que propõe uma abordagem inteligente e direcionada da especialização que a atividade turística enfrentará nos próximos anos (tão escassa e necessária na literatura atual), a partir de uma série de constructos, que analisam a realidade dessas transformações e mudanças, oferecendo uma visão própria sobre o assunto sempre de forma fundamentada e coerente”.
Eduardo Parra, Coeditor do Journal of Destination Marketing and Management In Prefácio
Entre os diversos temas abordados, destacam-se áreas-chave da sociedade actual, como a era pós-COVID-19, a sustentabilidade e o turismo circular e apresenta-se um pot-pourri de tendências que estão a mudar a face do turismo e da indústria de viagens. Além disso, identificam-se ainda as “megatendências” que mais influência terão no turismo e na hotelaria, como por exemplo a evolução da procura e das expectativas dos visitantes com o aparecimento de nichos, o crescimento do turismo sustentável, a habilitação nas tecnologias e a mobilidade de viagem.
Este livro apresenta também novos mecanismos que irão revolucionar o modus operandi do turismo e da hotelaria e contribuirão para personalizar, ao máximo, processos, produtos, serviços e actividades, ajustando-os às exigências dos clientes, proporcionando as melhores experiências online e on-site, garantindo assim resultados de produtividade muito positivos às empresas.
“Turismo e Hotelaria Futureland é um livro obrigatório para quem procura conhecer as futuras tendências e ferramentas tecnológicas nos sectores do turismo e da hotelaria, pois estas serão os alicerces do seu sucesso. Não perca a oportunidade de fazer a diferença e de criar impacto num futuro próximo, que se prevê extremamente competitivo, pondo em prática todas as ideias e estratégias aqui abordadas Os autores In Preâmbulo
A obra encontra-se dividida em doze capítulos e pretende ser um guia precioso para gestores e decisores das áreas de hotelaria e turismo, mas também para estudantes, académicos e profissionais do sector.
Conteúdos Abordados: