Programa de Turismo destaca empresas comprometidas com a sustentabilidade

por: Gabriel Alcântara Lima
Programa de Turismo destaca empresas comprometidas com a sustentabilidade
GAL/O Turismo PT

O Turismo de Portugal reuniu hoje agentes e empresas para uma discussão sobre a relevância da implementação prática da sustentabilidade no sector turístico.

No âmbito da iniciativa Empresas Turismo 360º, foram reconhecidas mais de 170 empresas, entre elas, NEYA Hotels, Vila Galé Hotéis e Hertz Portugal, que assumiram uma agenda ESG (Environmental, Social, Governance), abordagem que engloba critérios ambientais, sociais e de governança utilizados para avaliar o desempenho sustentável e ético de uma empresa.

O programa foi criado há mais de um ano, cujo objectivo é acelerar a incorporação destas temáticas, “Não é um programa de Report, mas sim de transformação das organizações”, salienta Felipe Duarte dos Santos, Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

A abertura do evento contou com a presença do Vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra, Bruno Parreira, e de João Pedro Domingues, membro da Comissão Executiva da Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo. Durante as intervenções, destacaram o compromisso da vila de Sintra e cidade de Lisboa com as práticas sustentáveis e a preservação do ambiente, enfatizando o empenho em impulsionar o turismo por meio de investimentos no sector hoteleiro, buscando conciliar esse crescimento com a preservação ambiental.

Em seguida, o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, reiterou o compromisso do Ministério e do Governo em incorporar a sustentabilidade no sector do turismo e envolver a indústria numa trajetória sustentável. “Queremos que as nossas empresas (turísticas) se tornem veículos de sustentabilidade por meio do seu modelo operacional. O nosso objectivo é fazer do turismo uma plataforma de promoção da proteção ambiental e o respeito pelos ecossistemas”, ressaltou.

 

O Professor Catedrático convidado na NOVA School of Business and Economics, discutiu a relevância do desenvolvimento sustentável na indústria do Turismo. Durante a exposição, abordou a importância da adoção de uma agenda ESG, especialmente em pequenas e médias empresas, destacando a relação directa entre a adopção das medidas com o desempenho positivo financeiro, além de um menor custo de capital devido à maior confiança dos investidores e ao menor risco percebido em questões ambientais.

Nós achamos fundamental que o Turismo de Portugal e o Ministério da Economia desenvolvam e anunciem um programa nacional de larga escala de descarbonização do sector, e a criação de um selo nacional de certificação de empreendimentos turísticos”, recomendou o Professor.

O encerramento da ocasião foi assinalado pelo Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, por meio de um agradecimento especial às empresas e a entidades presentes, “que se juntaram a nós para celebrar o caminho da sustentabilidade”, enfatizou.

O governante aproveitou o momento para anunciar uma nova iniciativa, uma linha de apoio sustentável no valor de 50 milhões de euros, resultante de um acordo entre o Turismo de Portugal, as Sociedades de Garantia Mútua e o Banco Português, com o objectivo de fornecer financiamento às empresas do sector.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways