A Futurália regressa à FIL com conferências, workshops e muitas acções de recrutamento, onde se destaca onde a educação, aprendizagem, educação para a transição digital e ecológica e desenvolvimento pessoal.
Entre os dias 22 e 25 de Março, decorre 14.ª edição da Futurália, decorre a maior feira de educação, formação e empregabilidade do país, que regressa à FIL com o tema “Ninguém fica para trás. Educação para todos”, focando-se na sustentabilidade, educação e aprendizagem ao longo da vida.
Este ano, o evento centra-se na educação para transição digital mostrando novas ofertas e propostas formativas para os estudantes, jovens licenciados e adultos (empregados ou à procura de novas oportunidades). Haverá talks e workshops pensados nos estudantes e, na área do Emprego e Empregabilidade, acções de desenvolvimento pessoal, coaching pessoal, profissional e captação direccionadas a jovens adultos e adultos.
A Sala do Professor, exclusivo para professores, será mantida. No entanto, as novidades para a edição deste ano prendem-se com o “Futurália Outdoor Art”, um espaço que promove a cultura urbana, e os “Embaixadores Futurália”, estudantes que participam activamente na divulgação e dinamização do evento em prol digital.
A Gestora da Futurália, realçou que “Nunca a importância da formação contínua foi tão necessária como nos tempos actuais, tanto para quem emprega como para os próprios trabalhadores”.
Acrescentou, ainda, que “As transições digital e ecológica aceleraram as mudanças na forma como vivemos, aprendemos e trabalhamos pelo que é imperativo actualizar conhecimentos, aptidões e competências para colmatar o fosso entre a formação que possuímos e as exigências de um mercado de trabalho em rápida evolução”.
Na Futurália existe a maior representatividade ao nível da formação superior nacional, formação profissional "e agora, e mais do que nunca, queremos promover também, e cada vez mais, a educação para adultos, sobretudo no que toca à transição digital e ao reforço de competências”, explicou Alzira Ferreira.
Na 14.ª edição da Futurália mantêm-se os espaços vocacionados para o Ensino Superior em Portugal, Ensino Secundário, Ensino Pós-Secundário, Educação e Formação de Adultos, Escolas Profissionais, Escolas Tecnológicas, Centros e Empresas de Formação, Colégios, Study Abroad - universidades estrangeiras e internacionais, instituições com ofertas de formação e o Espaço Juventude.
A área do Emprego e Empregabilidade, decorre nos dias 24 e 25 de Março, no Pavilhão Multiusos, e vai centrar empresas empregadoras e de RRHH. Além de proporcionar acções relacionadas com o recrutamento, a área é pensada naqueles que pensam em obter um estágio, o primeiro emprego, mudar de emprego ou mudar de carreira. Estimula a interactividade e o networking entre os participantes, assim como acções e workshops de capacitação para a empregabilidade.
A Sala do Professor é uma zona dedicada aos professores para poderem trabalhar, descansar ou conviver, quando acompanham os seus alunos.
A Futurália Outdoor Arts traz ao evento a cultura urbana, como apresentações musicais, DJs, danças, pinturas e jogos de diversão.
Por fim, os Embaixadores Futurália são os alunos do Ensino Secundário, Profissional ou Superior que serão responsáveis por produzir conteúdos, para divulgação e promoção do evento nas redes sociais e website da Futurália.
A aquisição de bilhetes, marcações de visitas de estudo e mais informações estão disponíveis no website da Futurália..