OMT e capitais ibero-americanas unem forças para definir do turismo na região

por: António Manuel Teixeira
OMT e capitais ibero-americanas unem forças para definir do turismo na região
Europress

A 04 de Março data a união entre a Organização Mundial do Turismo (OMT) e a União das Capitais Ibero-Americanas (UCCI) que objectiva a redefinição e o fortalecimento do modelo de turismo da região.

A OMT e as capitais ibero-americanas estabelecem uma relação para definir o futuro da indústria turística na região, tendo em vista factores como a inovação e a sustentabilidade nestas mesmas capitais. O secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, revelou que o intuito fulcral desta iniciativa é melhorar a experiência turística e simultaneamente aumentar o bem-estar das comunidades locais.

Esta iniciativa integra o desenvolvimento da ferramenta Estratégia Ibero-Americana para o Turismo do Futuro (EIT) da UCCI, uma comissão de trabalho criada em Abril. A secretária geral da UCCI e conselheira de turismo da Câmara Municipal de Madrid, Almudena Maílo, define a EIT como uma “ferramenta transformadora a nível global e uma iniciativa pioneira na região que se propõe como uma tarefa estratégica de recuperação económica do sector”.

O roteiro a definir para o futuro do turismo na região será levado a cabo pela UCCI e pela OMT, juntamente com responsáveis pelo turismo de Andorra La Vella, Bogotá, Buenos Aires, Cidade do México, Lima, Madrid, Rio de Janeiro e São Paulo. O projecto será ainda liderado por diretores da Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (UCLG) e da União Internacional de Transporte Púbico (UITP).

As capitais participantes definem prioridades, entre as quais: a transformação digital para promoção de destinos turísticos inteligentes, a cooperação entre cidades, a tomada de decisão com base em dados, o empreendedorismo, os ecossistemas de inovação com foco no turismo e a realização de experiências turísticas de caracter único com apoio tecnológico.

Todas as informações relativas a este projeto poderão ser encontradas em Julho de 2022, no documento final do EIT, redigido pela OMT e pela UCCI.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade