FITUR: Lisboa a Paris, de comboio, em duas horas? Vai acontecer!

FITUR: Lisboa a Paris, de comboio, em duas horas? Vai acontecer!
O Turismo.PT

Um novo conceito de transporte ferroviário que atinge velocidade de mil quilómetros por hora.

Em exclusivo para Portugal, o co-fundador da Zeleros Hyperloop, afirmou a O Turismo.PT que "este transporte vai a transformar em breve o meio de locomoção entre países e cidades".
Segundo Juan Vicén Balaguer "é necessário um transporte que seja rápido eficaz e não cause perturbações a nível do ambiente".
Este meio de transporte que "junta a aeronáutica ao caminho de ferro, consegue atingir velocidades superiores aos 1000 km, e de Madrid a Lisboa levará pouco mais de uma hora", frisou.

O "comboio" será composto por cápsulas com capacidade até 300 pessoas, que se desloca por dentro de tubos. O Hyperloop está "a ser implementado nos Estados Unidos com o objectivo de tornar possível a sua utilização no território". A Índia já o estuda, com a probabilidade "de vir a funcionar em 2030".
 Na Europa, Espanha será a pioneira, pois "estão em preparação os primeiros quatro quilómetros e a Comissão Europeia já mostrou interesse por este transporte".
Confiante, Juan Vicén Balaguer afirmou: "Este modelo de transporte já está a ser estudado na própria Espanha, pelo que em breve talvez se possa contar com a sua presença em muitas outras cidades do mundo".

O co-fundador da Zeleros Hyperloop, referiu que "o acolhimento e o interesse demonstrados tem sido grande, pois a inovação que apresenta junto à velocidade prevista e ao numero de passageiros que transporta (300 a 400) por tubo de transporte são aliciantes e prometem melhoria de quem se pretende deslocar rápida e comodamente".

Importante realçar que o maior custo deste projecto, é o das infraestruturas, que ronda os 20 milhões de euros. Estas cápsulas estão também preparadas para transporte de carga.

O arranque do Hyperloop está previsto para o ano de 2030, com a ligação Paris Berlim, numa hora.

QATAR turismo

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade