A emergência climática é uma ameaça maior do que a Covid

A emergência climática é uma ameaça maior do que a Covid
Eu sem Fronteiras

Zurab Pololikashvili, Secretário-Geral da Organização Mundial de Turismo (OMT), referiu que a pandemia atingiu o turismo com mais força do que qualquer outro sector.

Na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26), a OMT e o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), em conjunto com outros participantes do sector apresentarão oficialmente a 04/11/2021, a Declaração de Glasgow sobre a Acção Climática no Turismo.

A iniciativa está a ser realizada em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), bem como com os serviços profissionais e consultores especializados da Accenture.

Julia Simpson afirmou: “Não temos alternativa: temos que ser verdes”. A presidente e CEO do WTTC reforçou o objectivo de que o crescimento sustentável é uma prioridade fundamental para o WTTC, acrescentando: "Os investidores e o público exigem que invistamos para proteger o planeta e as pessoas. Devemos investir para garantir que os destinos sejam óptimos lugares para se viver e não apenas para visitar”.

Diversos representantes referiram quais as medidas que se encontram a ser impostas nos seus países, que impulsionam um futuro mais sustentável.

Segundo Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo de Portugal, o país está a investir em serviços verdes e em novas formas de desenvolver o turismo em todas as estações. Massimo Garavaglia, Ministro do Turismo italiano, falou sobre como a Itália está a lidar com o turismo excessivo em lugares como Veneza e Florença, e como encorajam os visitantes a descobrirem outras regiões de Itália e as suas várias atracções.Também Khaled El-Enany, Ministro do Turismo e Antiguidades do Egipto destacou as iniciativas sustentáveis ​​do Egipto, incluindo um projecto para proteger os recifes do Mar Vermelho.Memunatu Pratt, Ministro do Turismo e Cultura de Serra Leoa, explicou como é que o turismo está a recuperar da guerra civil e dos surtos de Ebola e COVID-19 neste país da África Ocidental.

RIU Hotels & Resorts

#EstamosON

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade