Jornadas Europeias do Património no Museu do Lanificios

Nos próximos dias 24, 25, 26 de Setembro e 02 de Outubro, o Museu de Lanifícios da UBI associa-se às Jornadas Europeias do Património que celebram o Património Inclusivo e Diversificado, através do tema “Património de, por e para Todos, porque o Património é nosso” (DGPC, 2021).


Mais uma vez, foi criado um programa que tem por objectivo a sensibilização da comunidade para a riqueza e diversidade do património industrial na Covilhã, Cidade-Fábrica e no concelho.

Estará presente como convidado especial Jorge Custódio, um dos eméritos investigadores do património industrial do nosso país e, em especial, da Covilhã, que irá proporcionar uma visita orientada, aberta à comunidade, pelo Circuito do Vapor, pelas 15:30  do dia 25 de Setembro,

A visita incluirá a passagem por três lugares com património arqueológico alvo de ações de preservação e de salvaguarda: a Tinturaria setecentista pombalina (séc. XVIII) na Real Fábrica de Panos, classificada em 1982 como Imóvel de Interesse Público, as estruturas arqueológicas e a caldeira a vapor De Naeyer & Cie., na Real Fábrica Veiga e a caldeira a vapor Babcock & Wilcox da Tinturaria Alçada, na Tinturaria – Galeria de Exposições.

A 24 e 26 de Setembro, enquadrados pela Rota da Lã, serão proporcionados dois dos percursos pedestres urbanos pelo património industrial (Ribeira da Goldra e Centro Histórico), e, no dia 02 de Outubro, será percorrido o Trilho dos Operários – da Bouça à Covilhã, com a parceria da empresa ArgumentImperdível Unipessoal, Lda.
Além destas iniciativas, serão também proporcionadas entradas livres às Reais Fábricas de Panos e Veiga e visitas guiadas gratuitas,pelas 11:00 e pelas 15:00, com um percurso estimulante pelo tema “Da manufactura à Industrialização dos Lanifícios”.

PROGRAMA DAS JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2021
24, 25 e 26 de Setembro
10:00-13:00 / 14:30-18:00  Entrada livre nas Reais Fábricas (Real Fábrica de Panos e Real Fábrica Veiga)
11:00 e 15:00  Visitas guiadas “Da Manufactura à Industrialização dos Lanifícios”

24 de Setembro
17:30  Museu Expandido – Visita guiada à «Covilhã, Cidade-Fábrica»: itinerário pela Ribeira da Goldra (Rota da Lã-Translana)

25 de Setembro
15:30  Museu Expandido – «Circuito do Vapor», visita orientada por JORGE CUSTÓDIO

26 de Setembro
09:30  Museu Expandido – Visita guiada à «Covilhã, Cidade-Fábrica»: itinerário pelo Centro Histórico (Rota da Lã-Translana)

02 de Outubro
09:00  Museu Expandido – pelo «Trilho dos Operários» - De Bouça à Covilhã (em parceria com Argumentimperdível Unipessoal, Lda.)

A participação nas comemorações das Jornadas Europeias do Património 2021 é livre e gratuita, mas as atividades têm número limite de participantes, pelo que se recomenda a inscrição prévia através do telefone 275241411

RIU Hotels & Resorts

#EstamosON

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade