Aldeias Históricas: Almeida recebe Ciclo “12 em Rede”

Aldeias Históricas: Almeida recebe Ciclo “12 em Rede”
Aldeias Historicas de Portugal

Almeida recebe o Ciclo "12 em Rede - Aldeias em Festa", promovido pela Aldeias Históricas de Portugal, num evento que vai promover uma viagem no tempo, pela História, cultura, costumes e tradições desta Aldeia Histórica.


A Aldeia Histórica no próximo dia 17 de Julho, sob o tema a “Roda dos Expostos”, que por sua vez consistia num mecanismo utilizado para deixar recém-nascidos ao cuidado das instituições de caridade, muito comum na Europa em meados do século XIX.


Este, “em forma de tambor ou portinhola giratória, embutido numa parede, era construído de tal forma que, quem deixava a criança, não era visto por aquele que a recebia”.

 

Numa autêntica viagem no tempo, visitantes e habitantes de Almeida terão a possibilidade de participar em visitas guiadas encenadas e comentadas, bem como assistir a momentos musicais e gastronómicos alusivos à época.


O dia começará junto ao Turismo Municipal, com a doçaria e os saberes antigos em grande destaque, que serão seguidos por uma visita guiada e comentada por Augusto Moutinho Borges, historiador e professor universitário, com encenação e performance da equipa artística da Cooperativa Artística da Raia Beirã.


O evento incluirá, também, uma apresentação de doçaria conventual, uma visita guiada dedicada ao culto da fé na Aldeia Histórica de Almeida, um showcooking com o chef Álvaro Costa e Olga Cavaleiro e terminará com um concerto de Paulo de Carvalho e Victor Zamora, pianista cubano”.


Caso assim o pretenda, pode ainda consultar o programa detalhado do dia 17 de Julho, e não só, no site das Aldeias Históricas de Portugal.
Devido à pandemia, a participação será limitada e sujeita a inscrição prévia, mas a festa será transmitida via streaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal.


A inscrição é gratuita e pode ser feita em todas as actividades ou apenas para um momento específico. Para se inscrever, poderá fazê-lo contactando o Posto de Turismo de Almeida.

João Maria Aguiar de Sousa

RIU Hotels & Resorts

#EstamosON

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade