Regulamentação das Entidades Regionais de Turismo em debate no "Vê Portugal"

Regulamentação das Entidades Regionais de Turismo em debate no "Vê Portugal"
Divulgação

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, destacou que a sétima edição do fórum "Vê Portugal" servirá de “palco privilegiado” para a discussão política sobre a lei 33/2013.

No debate do painel "Lei 33, que futuro?", estarão presentes os presidentes das Entidades Regionais do Porto e Norte; Centro, Região de Lisboa; Alentejo e Ribatejo; Algarve, e contará com a presença da Secretária de Estado do Turismo. Pedro Machado explicou: “Vamos pegar num dossier que anda há anos para ser avaliado”, que é a Lei que estabelece o regime das Entidades Regionais de Turismo em Portugal após 2013 sendo “atropelada todos os dias, quer no domínio das suas competências, da sua autonomia”, como  a sua “autonomia legislativa”, quer do ponto de vista “dos orçamentos, quer daquilo que se espera que venham a ser os destinos regionais”, frisou o dirigente.

Pedro Machado salientou também a importância do debate sobre o turismo interno, principalmente após um ano em que se mostrou muito relevante para os destinos nacionais. “Num cenário de pandemia foi o turismo interno que acabou por ser responsável por alguns dos bons resultados”, vincou, acrescentando que "foi o turismo interno que consolidou a ocupação por todo o território, qual mancha de óleo".

A procura fez-se para destinos do interior e de baixa densidade com o intuito de fugir às multidões para evitar contágios pelo coronavirus. isso aconteceu, quer no Centro, quer noutras regiões do país; e por ter sido “um instrumento poderoso” na salvaguarda do sector. O presidente da Turismo do Centro sublinhou que pretendem “continuar a valorizar a importância do mercado interno que se veio a verificar particularmente decisiva em destinos como Portugal”.

O fórum decorrerá de forma virtual no dia 26 de Maio, a partir do Centro Cultural das Caldas da Rainha, com muitos dos oradores presentes fisicamente e outros virtualmente.

O programa do evento poderá ser consultado no site do Vê Portugal 2021.

RIU Hotels & Resorts

FITUR 2021

#EstamosON

Corona - Covid19

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade