“Porto e Norte” quer potenciar Turismo Industrial no destino

por: Zita Ferreira Braga
“Porto e Norte” quer potenciar Turismo Industrial no destino
Divulgação

 “Turismo Industrial: partilha de boas práticas / Desafios e Oportunidades” num Webinar, a partir das 15:00 do dia 29 de Janeiro.

Desenvolver e estruturar o Turismo Industrial como produto de grande atractividade e capaz de captar turistas durante as diferentes épocas do ano, são os principais temas a desenvolver no webinar “Turismo Industrial: partilha de boas práticas / Desafios e Oportunidade”, uma iniciativa do Turismo do Porto e Norte, e que terá lugar, pelas 15:00, do próximo dia 29 de Janeiro.


Esta iniciativa, a segunda de um Ciclo de Webinars da responsabilidade do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial, do qual o Turismo do Porto e Norte de Portugal faz parte, “pretende dar a conhecer a oferta de Turismo Industrial existente, partilhar experiências, assim como o know-how nacional e internacional que confirmam a pertinência e procura deste produto”.


Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, orador na sessão de abertura do webinar, “o Turismo Industrial é um produto de elevado valor económico, cultural e lúdico que queremos partilhar com quem nos visita. Pretendemos estimular o desenvolvimento de programas turísticos passíveis de promoção e venda junto de turistas nacionais e internacionais”.

Para o Grupo Dinamizador, que integra vários Municípios do Norte do país, “o ‘novo’ turista privilegia experiências autênticas e descobertas originais. Presenciar o processo de fabrico de um determinado produto, descortinar o modo de funcionamento ou experienciar o resultado final, revelam-se elementos fundamentais no Turismo Industrial e oferecem aos visitantes experiências únicas, numa feliz conjugação de conhecimento e emoção”.


O Turismo do Porto e Norte de Portugal encontra-se a trabalhar, em estreita parceria com os municípios e parceiros da região, na caracterização da oferta de Turismo Industrial disponível no destino. As condições de visitação, o desenvolvimento de programas turísticos, a capacitação dos agentes, assim como a promoção e venda desta oferta, tudo numa lógica de eficiência coletiva nacional que permita ganhar escala e maior notoriedade, são alguns dos aspetos em desenvolvimento. 


São várias as empresas e municípios que dinamizam o Turismo Industrial, que já têm implementadas, e com assinalável sucesso, ofertas estruturadas deste produto. “Há um perfil de turista que, cada vez mais, está interessado em conhecer o que é mais marcante em cada um dos territórios, o que é mais genuíno, e anseia por vivenciar essa genuinidade. Isto faz-se com visitas a empresas industriais e logísticas, atividades piscatórias, oficinas e atividades artesanais, desde que a qualidade da oferta esteja bem estruturada”, acrescenta Luís Pedro Martins.


O webinar de dia 29que terá lugar pelas 15:00 e, na sessão de abertura, participarão, para além de Luís Pedro Martins, Jorge Sequeira, presidente da Câmara Municipal de São da Madeira, Luís Araújo, na qualidade de presidente do Turismo de Portugal.


Fernando Bonísio, diretor do Turismo de São Bernardo do Campo, Brasil Mestre em Turismo Industrial, será o orador convidado internacional.

Em nome do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial estará Vera Araújo, que apresentará o trabalho que está a ser feito nesta matéria.


O vereador do Turismo da Câmara Municipal de Famalicão, Augusto Lima, falará sobre os projectos do seu concelho nesta área e a sessão de encerramento estará a cargo de Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, que deixará uma mensagem de esperança e um reforço para a importância do Turismo Industrial como fator de atratividade e notoriedade do Turismo Nacional, em geral, e do Turismo do Porto e Norte de Portugal, em particular.

 

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade