O Comité de Crise da OMT propõe reactivação do Turismo

O Comité de Crise da OMT propõe reactivação do Turismo
Divulgação

O Comité Mundial de Crise para o Turismo reúne-se de novo com o objectivo de estudar as viagens seguras em época de vacinas.

O organismo intersectorial criado pela Organização Mundial de Turismo (OMT) reuniu-se em Madrid no momento da 133ª encontro do Conselho Executivo para avançar com a elaboração de planos destinados à reactivação do Turismo, entre outras medidas, a integração das vacinas num objectivo harmonizado para viagens seguras e o fomento da coordenação dos esforços invertidos em potenciar a confiança no sector.

À luz do contexto actual, com muitos países do mundo a terem iniciado campanhas de vacina contra a Covid19, o Comité lembrou que este é o passo fundamental na luta contra a pandemia e na reactivação das viagens internacionais.

Os membros do Comité destacaram a importância de avançar a cooperação nos certificados de vacina, segundo ao Regulamento Sanitário Internacional para garantir a implementação de documentos, protocolos e princípios de viagem comuns e digitais.

Isto estará em linha com o trabalho desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que indicou os usos potenciais da tecnologia para permitir viagens internacionais seguros e facilitar as chegadas e saídas.

A prioridade: planos e protocolos harmonizados
A campanha United for Travel ajudará a alcançar este objectivo, graças à difusão de uma mensagem contundente que deixe claro o facto de que o turismo seguro já está ao nosso alcance.

O Grupo Técnico do Comité, presidido pela Grécia, bem como um grupo composto por várias agências do sistema das Nações Unidas e Organizações Internacionais, trabalham para garantir que também os governos implementam as medidas que potenciam a aplicação a todos os níveis.

O presidente do Grupo Técnico Harry Theoharis ofereceu uma actualização demonstrando como se deram passos concretos para assegurar a criação de um plano de criação de um plano de acção coordenado.

O secretário geral Pololikashvili afirmou: “ O começo de campanhas de vacinação representa um passo na direcção correcta, para a retoma do Turismo não pode esperar.
 As vacinas devem integrar-se numa perspectiva mais amplo e coordenado que inclua certificados e salvo condutos para viagens transfronteiriças seguros. De qualquer modo é necessário restaurar a confiança no Turismo.

E continuando referiu "fA campanha United for Travel ajudará a conseguir estes objectivos, graças a uma difusão de uma mensagem contundente que deixe claro que o facto de que o Turismo seguro já está ao nosso alcance”.

O Comité apoia-se em peritos e dirigentes de referência.
No inicio da crise, a OMT convocou o Comité com o objectivo de congregar governos, lideres dos sectores publico e privado, e organizações internacionais de forma a formular uma resposta unida e eficaz.

Nesta ultima reunião participaram Margaritis Schinas, vice-presidente da Comissão Europeia, Ángel Gurría, o secretário geral da OCDE, bem como ministros de Turismo e de Estado membros da OMT e representantes dos sectores da aviação civil e do Turismo de cruzeiros.

Igualmente presentes para que as Nações Unidas falem numa só voz, assistiram Fang Liu, secretaria geral da Organização da Aviação Civil (OACI) e Kitack Lim, secretário geral da Organização Marítima Internacional (OMI).

RIU Hotels & Resorts

FITUR 2021

#EstamosON

Corona - Covid19

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade