Zurab Pololikashvili (re)eleito para dirigir a OMT por mais quatro anos

por: Zita Ferreira Braga

O Conselho Executivo da Organização Mundial de Turismo (OMT) expressou mais uma vez o seu apoio ao Secretário Geral Zurab Pololikashvili.


Reunidos em Madrid, os membros do Conselho Executivo nomearam Zurab Pololikashvili para continuar por mais quatro anos à frente da agência especializada das Nações Unidas.

No fim da 113ª sessão do Conselho Executivo celebrada como um evento hibrido na capital espanhola, os deputados votaram pessoalmente ou em voto secreto a eleição do líder para 2022/2025.

Pololikashvili, o titular, obteve 76% dos votos num processo em o Reino do Bahrein também apresentou um candidato ao cargo, Shaikha Mai bint Mohammed Al Khalifa.
O candidato derrotado felicitou Pololikashvili pela sal vitória e o Governo do Bahrein manifestou o seu apoio à OMT.

Pololikashvili baseou a sua campanha de reeleição tanto nas reformas institucionais e políticas começadas no primeiro mandato, como na sua clara liderança do turismo global durante a pandemia de Covid19.


A recomendação do Conselho Executivo passará para o 24º periodo  de sessões da Assembleia Geral da OMT, que terá lugar em Marraquexe, Marrocos, até final do ano.
Em Madrid, tanto o Presidente do governo de Espanha, Pedro Sanchez como o rei Filipe VI manifestaram o seu apoio à OMT e à sua liderança.

O Secretário Geral também aproveitou a situação aproveitando o impulso do lançamento de vacinas a fim de garantir um enfoque harmonizado para o regresso de viagens internacionais seguras e sem problemas.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways