Cascais celebra o Natal de forma itinerante

por: Zita Ferreira Braga
Cascais celebra o Natal de forma itinerante
Divulgação

Dado que que grupos alargados de pessoas não são convenientes nem permitidos as celebrações de Natal em Cascais vão ser itinerantes.



Segundo informação da edilidade “fixas só mesmo as iluminações”. Serão “dois milhões de led's em 150 locais em todas as freguesias e a roda gigante que volta a marcar presença na Baía com novas regras sanitárias.”
Também não faltará uma corrida solidária virtual ajudando quem mais precisa.

A inauguração das iluminações está marcada para 27 de Novembro, e Cascais “veste-se novamente a rigor para a época natalícia com mais de dois milhões de leds”.
Estes dois milhões de luz chegarão a cerca de 150 locais em todas as freguesias, revelando “esforço conjunto  entre Câmara Municipal e Juntas de Freguesia”.

Assim as ruas da freguesia revelarão vida, fomentando o comercio e ajudando que a luz ilumine um espírito de Natal que esperamos esteja presente.

Haverá iluminação em mais de 36 locais novos, árvores de Natal em cinco locais diferentes e anjos gigantes (10 metros de altura) à porta dos Paços do Concelho.

O cortejo de Natal que acontecerá de 27 de Novembro a 27 de Dezembro poderá ser a magia a passar perto da porta de quem mora na freguesia.

Um cortejo natalício a desfilar pelas ruas de Cascais, abrangendo todas as freguesias do concelho, com perto de 40 circuitos sempre diferentes e com uma duração de duas horas/cada, em horários variados (p.f. ver calendário no site da CMC).


No cortejo não falta o trenó do Pai Natal escoltado por “soldadinhos de chumbo acompanhado por um presépio vivo, um comboio de duendes, quatro carros temáticos alusivos à quadra e uma viatura de bombeiros para prestar homenagem a todos os profissionais que estão na linha da frente contra a pandemia”.


A 06 de Janeiro, Dia de Reis, o Cortejo de Natal tem três edições (11:00, 14:00 e 17:00)  na vila de Cascais agora e neste dia com os três Reis Magos acompanhados dos respectivos camelos, marcando o fecho das celebrações. 

A Roda Gigante na Baía não faltará, porque já é um icon do Natal de Cascais Não há Natal em Cascais. Este ano estão garantidas todas as medidas de segurança sanitária definidas pelas autoridades de saúde.

A “Cascais - Corrida de Natal” (cascaiscorridadenatal.pt) quer colocar a solidariedade no lugar mais alto do pódio.
Por isso, convida para correr 10 quilómetros ou caminhar cinco quilómetros com o espírito de solidariedade. As inscrições (5€) foram transformadas em donativos para reforçar o apoio às famílias mais vulneráveis da comunidade e os atletas podem realizar o desafio entre 12 e 20 de Dezembro, a qualquer hora e em qualquer lugar respeitando as normas impostas pela Direção-Geral da Saúde e sendo responsável pela cronometragem da actividade.
O kit (t-shirt e dorsal) é enviado para casa pelos CTT – Correios de Portugal, que apoiam a iniciativa. Além disso, o valor de cada inscrição será duplicado pela Câmara Municipal de Cascais. Também o LIDL e o ALDI se associaram à iniciativa e garantem também contributos em bens alimentares.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade