Fórum Turismo Palmela: uma reflexão sobre Cooperação e Boas Práticas

Fórum Turismo Palmela: uma reflexão sobre Cooperação e Boas Práticas
divulgação

Na sua primeira sessão Fórum Turismo Palmela 2020, reflectiu  sobre a “Cooperação em Projectos Turísticos Transversais”



A “Cooperação em Projectos Turísticos Transversais” foi o tema da sessão de dia 19 de Novembro e que este ano se realiza em formato webinar.

           

“Reinventar o Turismo - Cooperação para o Desenvolvimento” é o tema que este ano inspirou as/oradoras/es numa partilha de experiências sobre temas actuais e de grande importância e interesse para o sector.

Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, “sublinhou o reforço das relações, quer com os municípios vizinhos na partilha do Território Arrábida, quer com concelhos de outros pontos do pais e de outros países, com os quais se têm estabelecido intercâmbios frutíferos, para além da rede criada com os agentes locais”, lê-se na nota de imprensa recebida

“Não temos dúvida de que, em grande medida, foram essas redes de parceria que alavancaram candidaturas e projetos de sucesso como Palmela Cidade do Vinho 2009 ou Palmela Cidade Europeia do Vinho 2012”.

Álvaro Balseiro Amaro lembrou também a subida do turismo, quer na região, quer no país, subida essa reconhecida 27 prémios dos World Travel Awards 2020, entre os quais, o de melhor Destino da Europa e o actual contexto de pandemia que, com os já conhecidos desafios, veio “propor” a reinvenção do sector.
Vamos colocar a nossa criatividade e a capacidade de envolver equipas no desenho de algo novo, vamos reforçar a nossa comunicação interna e inovar na forma como estabelecemos conexões com os nossos públicos”.


O Presidente da Câmara Municipal de Palmela concluiu a sua intervenção recordando, ainda, “a matéria-prima» única e qualificada que caracteriza o nosso território e a promoção de campanhas como a recente “O que seria da vida sem a viagem? – Palmela Conquista-te”, que espelha o que temos de melhor e estimula a capacidade de resiliência e a confiança necessárias, nos tempos actuais.


Esta primeira sessão – moderada por Jorge Humberto (Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa) - contou, ainda, na abertura, com a intervenção de Teresa Ferreira, do Turismo de Portugal e com as partilhas, a propósito do “Território Arrábida - Turismo em Rede”, de Jonas Cardoso, da Câmara Municipal de Sesimbra (Estação Náutica); de Paula Magalhães, da Câmara Municipal de Palmela (o caso do Território Arrábida) e de Sérgio Mateus, da Câmara Municipal de Setúbal (Arrábida Walking Trails e Caminho de Santiago).

A comunicação de José Maia, da GMT Hospitality, sobre projectos em rede e boas práticas em turismo, fechou, hoje, o evento, uma organização da Câmara Municipal de Palmela, com o apoio da ERTRL - Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa e da Rota de Vinhos da Península de Setúbal.


Os trabalhos prosseguem, dia 26 de Novembro, centrados no tema “Territórios Turísticos - Reinventar e Dinamizar os Destinos”, com as partilhas e boas práticas dos Municípios de Silves, Guimarães, Jávea (Espanha) e Palmela, este último, com a comunicação do Vereador Luís Miguel Calha, “Sustentabilidade do Destino e Diversificação da Oferta Turística”.

#EstamosON

Corona - Covid19

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade