Jorge Delgado, Secretário de Estado das Infraestruturas, participou na Conferência virtual de Ministros dos Transportes da União Europeia,
Nesta reunião de Ministros dos Transportes da U.E. foi decidido apoiar “a iniciativa de pedir à Comissão Europeia um plano de contingência para ajudar o sector dos transportes da União a suportar os efeitos da crise provocada pela pandemia Covid 19”.
Em simultâneo foi ainda apresentada e defendida a ideia de integrar também neste plano o transporte de passageiros.
Por seu lado, o Secretário de Estado português sublinhou a importância de se “preparar um enquadramento para as ajudas de Estado adequado às necessidades específicas do sector dos transportes”.
E ainda afirmou ser necessário evitar o “risco do levantamento de restrições unilaterais e descoordenadas ao movimento transfronteiriço de bens no interior da UE, mas também nas fronteiras externas” uma das preocupações sinalizadas por Portugal, com o Secretário de Estado a lembrar que “durante uma crise, qualquer perturbação no abastecimento pode provocar alarme social”.
Assim, Jorge Delgado defendeu ainda que “as principais vias de comércio, as redes trans-europeias e as cadeias de distribuição locais têm de permanecer intactas”.
O secretário de Estado aproveitou também para sublinhar “o papel crucial que o transporte ferroviário tem tido nos últimos meses como o modo de transporte mais resiliente para manter grandes quantidades de carga movimento por toda a Europa” e notou o “número crescente de iniciativas e propostas de diferentes
Estados-membros para colocar o transporte ferroviário no centro da recuperação pós-pandemia, apelando, também, a mais investimento no sector”.
Lembrando a Presidência Portuguesa da UE, que começará em Janeiro, Jorge Delgado disse contar com todos os Estados-Membros, e “especialmente com os nossos parceiros do Trio de Presidências” (Alemanha, Portugal e Eslovénia), para colocar o caminho-de-ferro no centro de um sistema de transportes Europeu mais resiliente e ao serviço das pessoas”, aproveitando o Ano Europeu do Transporte Ferroviário, em 2021, sempre numa abordagem “menos baseada na competição e mais na cooperação”.