Dia Mundial do Turismo 2020 assinalado em momento de incerteza

“Turismo e Desenvolvimento Rural” é o tema em discussão nas celebrações do Dia Mundial do Turismo 2020



Celebrado a 27 de Setembro com o tema “Turismo e Desenvolvimento Rural“, o dia  chega num momento crítico, quando em todo o mundo se procura ultrapassar os prejuizos causados pela Covid 19.

Os Governos estão virados para o sector para recuperar muito do poder económico perdido com a pandemia. De salientar a recente publicação de um documento político do secretário geral das Nações Unidas, António Guterres, dedicado ao turismo, “que explica que para as comunidades rurais, povos indígenas e muitas outras populações historicamente marginalizadas, o turismo tem sido um veículo de integração, empoderamento e receitas”.

Deste modo e pela primeira vez em 40 anos a celebração oficial do Dia Mundiall do Turismo não será patrocinada por um único Estado-Membro da agência especializada das Nações Unidas, mas pelas nações do bloco do Mercosul – Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, e o Chile como observador.
O acordo conjunto exemplifica “o espírito de solidariedade internacional que atravessa o turismo e que a Organização Mundial do Turismo (OMT) reconheceu como essencial para a recuperação.


O secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, disse: “Em todo o mundo, o turismo empodera comunidades rurais, oferecendo empregos e oportunidades, especialmente para mulheres e jovens. O turismo também permite que as comunidades rurais celebrem o seu património cultural e tradições excepcionais, e é um sector vital na salvaguarda de habitats e espécies ameaçadas. Este Dia Mundial do Turismo é uma ocasião para reconhecer o papel que o turismo desempenha fora das grandes cidades e a sua capacidade de construir um futuro melhor para todos.”

Convém salientar que em inúmeras comunidades rurais em todo o mundo, o turismo é um grande fornecedor de empregos e oportunidades. Em muitos lugares, é um dos poucos sectores económicos viáveis.
Por outro lado, o desenvolvimento por meio do turismo também pode manter vivas as comunidades rurais.

A situação é especialmente difícil para os jovens: os jovens nas comunidades rurais têm três vezes mais probabilidade de estar desempregados do que os mais velhos. O turismo é uma tábua de salvação que oferece aos jovens a oportunidade de ganhar a vida sem ter de emigrar, dentro ou fora dos seus países.

O Dia Mundial do Turismo será comemorado uma vez mais pelos Estados-Membros da OMT em todas as regiões do mundo, bem como nas cidades e outros destinos, e por organizações do sector privado e turistas, num momento em que que as comunidades em áreas rurais lutam contra os efeitos da pandemia Covid-19. Estas comunidades, muitas vezes, estão muito menos preparadas para lidar com o impacto a curto e longo prazo de uma crise, devido a vários factores, como o envelhecimento da população, níveis de renda mais baixos e a exclusão digital que ainda existe. O turismo oferece uma solução para todos esses desafios.

 
 

#EstamosON

Corona - Covid19

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade