Turismo do Centro assinala Dia Mundial do Turismo levando ministra a aldeias do interior

por: Zita Ferreira Braga

Assinalando o Dia Mundial do Turismo, Turismo do Centro convidou Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, a visitar aldeias de Lapa dos Dinheiros, Loriga, Valezim e Linhares da Beira, na região da Serra da Estrela.

A convite do Turismo do Centro, a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, realizou uma visita a aldeias do Centro de Portugal.

Foi desta forma que foi assinalado o Dia Mundial do Turismo que se celebra a 27 de Setembro este ano com o tema “Turismo e Desenvolvimento Rural”.


Para Maria do Céu Antunes esta foi a oportunidade para verificar “in loco” “importância da simbiose entre o sector primário e o turismo para o desenvolvimento dos territórios”, como se pode constatar com as Aldeias de Montanha, Aldeias Históricas de Portugal e Aldeias do Xisto.

O dia começou nas Casas da Lapa, situadas na Aldeia de Montanha de Lapa dos Dinheiros, Seia, onde teve lugar um pequeno-almoço regional. Seguiu-se uma deslocação à Praia Fluvial da Aldeia de Montanha de Loriga e um contacto com a empresa Abicarnes, na Aldeia de Montanha de Valezim. A iniciativa terminou com uma visita à Aldeia Histórica de Linhares da Beira, Celorico da Beira.

Da comitiva faziam parte o presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, os coordenadores das Aldeias de Montanha, Aldeias Históricas de Portugal e Aldeias do Xisto, respectivamente Célia Gonçalves, Dalila Dias e Rui Simão bem como autarcas.

A ministra destacou a ligação entre o sector primário e o turismo o que deu origem às redes das Aldeias de Montanha, do Xisto ou Históricas de Portugal

"Este território não ficou à espera que as coisas acontecessem" e avançou com projectos que “envolvem as comunidades locais das aldeias” e que se situam “maioritariamente no interior”. “Esta rede simbiótica de aldeias deste território do Centro de Portugal faz a diferença e não é de hoje, nem deste verão, nem deste contexto pandémico, é desde há muito tempo a esta parte e estes projetos fazem-no com uma persistência que faz acontecer”, elogiou a ministra da Agricultura.

E continuou salientando : “O desenvolvimento agrícola é determinante para a vitalidade de territórios como estes, para poderem alimentar todos os sectores conexos, como é o caso do turismo, e só por isso vale a pena estar aqui a celebrar o Dia Mundial do Turismo, reforçando o papel determinante para o desenvolvimento rural, para a criação de emprego qualificado, para uma vitalidade dos territórios que combatem o abandono e a desertificação. Estamos a criar aqui condições para manter os pastores, os agricultores, as espécies autóctones”, sublinhou, a terminar, Maria do Céu Antunes.

Por seu lado, Pedro Machado, frisou que a pandemia em que vivemos, apesar de ter “fechado portas, nomeadamente as aeroportuárias de mercados decisivos para o Centro de Portugal, como o Brasil, Alemanha, França, abriu algumas janelas". “Janelas de oportunidade para territórios como aquele onde estamos hoje, janelas de oportunidade para o turismo activo, para o cicloturismo, para a gastronomia, para a saúde e bem-estar, para muitos daqueles produtos que são o portefólio que temos, com vantagem competitiva no Centro de Portugal", disse.
"Muitos portugueses redescobriram o seu próprio país e não só tiveram boas surpresas, como acredito que vão voltar em 2021 e em 2022 e, mais do que isso, vão recomendar aos amigos e colegas de trabalho, mas também nas redes sociais onde vão instagramar muito daquilo que puderam observar e, seguramente, essa janela de oportunidade vai servir para reforçar estes três projectos que aqui falámos hoje", acrescentou.

Por parte das Aldeias de Montanha, Célia Gonçalves salientou a forte ligação entre o mundo rural e a actividade turística, dando como exemplo o que se passa na rede que coordena. “A autenticidade das aldeias está presente nas experiências turísticas que estes territórios proporcionam a quem os visita. A actividade turística está cada vez mais próxima das comunidades locais”, considerou.


Rui Simão apresentou as principais características intrínsecas das Aldeias do Xisto, nomeadamente a “paisagem, que é o primeiro anfitrião do turista” e deu a conhecer os principais objectivos da rede, como “desenvolver bens e serviços que sejam significantes para os lugares e para os habitantes”. Como exemplo, deu a plataforma Book in Xisto, que permite a reserva online de alojamento e experiências nas várias Aldeias do Xisto.

Por seu lado, Dalila Dias realçou que as três redes são “uma importante mais-valia para a região Centro”, destacando a dualidade sempre presente entre o espaço rural e a dimensão turística. “As 12 Aldeias Históricas de Portugal têm tirado partido desta ligação. São 12 aldeias com monumentos nacionais, com um lado patrimonial que é fundamental preservar”, mas que se complementam com experiências diversificadas, exemplificando com “a maior rota de walking e cycling do país”, entre outras propostas. “Os recursos já estão cá, vamos dar-lhes uma nova vida”, concluiu.


Passatempo premeia seguidores do Turismo do Centro nas redes sociais

Paralelamente, e também para celebrar o Dia Mundial do Turismo, o Turismo de Centro vai organizar um passatempo nas suas páginas nas redes sociais Facebook (www.facebook.com/turismodocentro) e Instagram (www.instagram.com/centro_de_portugal), entre os dias 27 de Setembro e 05 de Outubro.

No passatempo, os seguidores da entidade são convidados a exprimir, com frases criativas, o que diferencia e torna especiais as aldeias do Centro de Portugal. As melhores frases ganharão estadias e experiências em unidades de referência das Aldeias de Montanha, Aldeias Históricas de Portugal e Aldeias do Xisto.

"Entendemos criar estes passatempos, aproveitando as redes sociais e aquilo que podem significar na acessibilidade para mais cidadãos poderem usufruir de estadias e experiências no Centro de Portugal", explicou Pedro Machado na apresentação.

Os três projectos envolvidos no passatempo - Aldeias de Montanha; Aldeias Históricas de Portugal e Aldeias do Xisto - oferecem, cada uma delas, duas noites em dois locais distintos de cada um dos projectos para usufruírem de espaços, experiências turísticas e culturais que cada uma destas aldeias proporciona.

Todos os pormenores do passatempo podem ser conhecidos em www.turismodocentro.pt.

 
 

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade