“Vem a Barcelona. Agora é o momento” é o plano para combater o cancelamento do Mobile World Congress

por: Zita Ferreira Braga

Após o cancelamento do Mobile World Congress, Barcelona lança plano SOS para atrair turistas com descontos em alojamentos e atracções.

Depois de discutir o excesso de turistas Barcelona foi obrigada a cancelar uma das mais importantes feiras mundiais, onde perdeu cerca de 100 mil visitantes e agora põe em prática um esquema de “caça turistas” para dez dias pelo menos, a Barcelona Week: “Vem a Barcelona. Agora é o momento”

Nos últimos anos, Barcelona, uma das cidades mais visitadas da Europa e que em 2019 bateu o seu recorde com 12 milhões de turistas, “tem-se dedicado mais a debater o sobre turismo, a gerir as massas e a criar mecanismos para conter os contras de tal sucesso turístico”.

Mas eis que 2020 trouxe uma surpresa à cidade que a obrigou a repensar, pelo menos temporariamente, a sua promoção: acaba de lançar uma semana e picos de atracções e descontos em todo o sector turístico, de 21 de Fevereiro a 01 de Março. Objectivo: garantir uns cem mil visitantes extra.

Esse é, precisamente, o número de visitas perdidas com o cancelamento do Mobile World Congress, uma das maiores feiras de telemóveis e tecnologia móvel do mundo, que costuma deixar anualmente a cidade com o sinal de lotação esgotada. Programada para decorrer de 24 a 27 de Fevereiro foi cancelada à última hora tendo os receios com o coronavírus sido o motivo apresentado.

Um facto que “deixou muita gente à beira de um ataque de nervos, da hotelaria à restauração, dos organizadores de eventos paralelos à própria autarquia". Resultando num prejuízo: cerca de 500 milhões de euros, o valor estimado que a "Mobile" deixaria na cidade, segundo o El País. De uma reunião de urgência entre responsáveis públicos e privados, logo na semana passada, saiu a iniciativa de recuperar uma iniciativa de outros tempos, a Barcelona Opportunity Week, repleta de descontos e atracções.


A programação base foi anunciada pela autarquia em comunicado, conforme noticia o jornal espanhol, “Barcelona apresenta uma semana com actividades e promoções em alojamento, comércio, restauração e cultura durante a semana do Mobile”, resume-se em comunicado.

Gerido pela autarquia e pelo Turismo de Barcelona, o programa pretende atrair o mercado doméstico e “vizinhos”; encorajar os visitantes, que já planeavam assistir ao Mobile, a não desistirem; e outros visitantes. À partida, inclui “mais de 150 estabelecimentos e operadores da cidade”.


Destacam-se, por exemplo, os restaurantes aderentes, que apresentam menus a preços especiais; os museus e equipamentos culturais, que terão promoções 2x1; com viagens de comboios a terem descontos de 35% no destino Barcelona e outros descontos preços especiais para quem viajar desde Londres, Paris ou Roma. Haverá “actividades e preços especiais em espaços comerciais, mercados, restaurantes, hotéis, apartamentos turísticos, transporte e cultura”, informa o Turismo de Barcelona.

Cultura 2x1: em vários museus e equipamentos culturais, todos os da rede de museus municipais - casos da Casa Batlló, Sant Pau, CaixaForum, Fundació Tàpies, el MACBA ou o Palau de la Música Catalana e descontos em produtos de Oci Cultura, Barcelona Walking Tours, Mirador de Colon ou no bus turístico. O programa detalhado poderá ser consultado no site Barcelona Week.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade