Enoturismo do Porto e Norte de Portugal marca presença em Valladolid

por: Zita Ferreira Braga

A Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) participa na primeira edição da “FINE – Wine Tourism Expo”, que decorre em Valhadolid, Espanha.

 

A FINE assume-se como um evento exclusivamente dedicado a profissionais, constituindo um grande ponto de encontro do sector do enoturismo com operadores e agências de turismo, gestores de destino, guias turísticos, portais de venda online, vinotecas e influenciadores, entre outros.


O Turismo do Porto e Norte está presente nesta edição da FINE com um stand próprio, onde decorrem várias ações de divulgação e promoção da oferta enoturística da região.

O presidente da TPNP, Luís Pedro Martins, realça que “a FINE é um espaço privilegiado para a realização de encontros comerciais, contribuindo para o desenvolvimento deste tipo de turismo, que envolve várias vertentes, nomeadamente cultura, história e território”.

A região do Porto e Norte de Portugal tem muito a ganhar com a presença num evento como este, visitado pelos profissionais que, no fundo, vão encaminhar novos turistas para o território”, sublinha o presidente da TPNP.

Luís Pedro Martins refere, a propósito, que “o interesse do mercado espanhol pelo Norte de Portugal é grande e, felizmente, esta é uma região que, também no que respeita ao enoturismo, tem muito para oferecer e para crescer” E termina salientando que. “Temos subdestinos com grande potencial e estamos a organizar a oferta turística deste produto, em estreita colaboração com entidades privadas, municípios, IVDP e comissões vitivinícolas”, .


Entre as entidades parceiras, estão representados no stand do Turismo do Porto e Norte os Municípios de Alijó, Barcelos, Felgueiras e Vila Nova de Gaia.

De Alijó, participam a D’Origem – Sociedade Agrícola e Comercial, Pedaços Douro – Vinhos do Douro, Adega Cooperativa de Favaios, Grapeland, Doutor Vintage Tours e Experience Douro.

Estão, ainda, presentes a Tamariz Wines – Quinta de Tamariz, de Barcelos, e a The Fladgate Partnership, de Vila Nova de Gaia.


A presença da TPNP em Valladolid, permitiu ainda a realização de nova reunião entre esta entidade e a Direção Geral de Turismo da Junta de Castela e Leão, reforçando o trabalho iniciado há uns meses.

Uma cooperação que tem como principais objectivos a criação de ações conjuntas de promoção internacional do destino Douro/Duero, a elaboração de um mapa dos recursos turísticos de ambos os territórios em torno do vinho e da gastronomia. Visa, ainda, a criação de um calendário de eventos transfronteiriços de interesse turístico, um calendário de promoção nacional e internacional do destino Douro/Duero, a elaboração de uma carta de vinhos do Douro/Duero, a promoção conjunta do GR14 (Rota dos Vinhos da Europa), a criação de uma rota enoturística internacional e a concretização da ligação ferroviária internacional entre o Porto e Salamanca, desde o Pocinho – Barca de Alva – La Fuente de San Esteban., refere a nota de imprensa

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade