Secretária de Estado e presidente do Turismo do Porto e Norte inauguraram Xantar 2020

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e o presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Luís Pedro Martins, estiveram presentes na cerimónia oficial de abertura do Xantar – 21º Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que terá lugar em Ourense (Galiza) até 09 de Fevereiro.

As intervenções dos dois representantes portugueses incidiram sobre a “crescente cooperação” que tem existido entre Portugal e Espanha no que respeita ao Turismo, sobretudo entre a região do Porto e Norte e a Junta Autónoma da Galiza.

Com um total de quase 300 expositores, o Xantar é a única feira gastronómica acreditada da Península Ibérica.

 Desde a edição inaugural, que teve lugar há 21 anos, o Turismo do Porto e Norte foi sempre parceiro desta organização, facto que mereceu rasgados elogios por parte dos responsáveis galegos, designadamente de Jorge Pumar, presidente executivo da Expourense, e de Román Rodriguez, conselheiro Cultural e de Turismo da Junta da Galiza.

Perante um auditório onde predominavam os convidados, nomeadamente representantes da América Latina que participam nesta edição do Xantar, Luís Pedro Martins destacou a participação de cerca de 30 municípios do Porto e Norte, que até domingo vão mostrar o melhor da sua gastronomia e vinho.
A convite da TPNP, estão, também, presentes as três escolas de hotelaria e turismo existentes na região - Viana do Castelo, Lamego e Porto - que vão promover, respectivamente, os vinhos verdes, os espumantes e o Vinho do Porto.

“A Espanha é o nosso primeiro mercado emissor, mas nós também queremos sê-lo para a Galiza”, referiu ainda o presidente da TPNP, acrescentando que a colaboração com esta Junta Autónoma “é um exemplo do que queremos desenvolver com outros parceiros”. Destacou, a propósito, entre outros, o trabalho que está a ser desenvolvido e os projectos existentes com vista à “promoção conjunta dos Caminhos de Santiago”.

Dirigindo-se aos responsáveis galegos presentes, Luís Pedro Martins terminou a sua intervenção afirmando que “juntos somos mais fortes”.

O discurso da secretária de Estado do Turismo prosseguiu no mesmo sentido, assegurando que “Portugal está muito apostado em desenvolver projectos e trabalho conjunto com Espanha” neste sector.

Destacou, a este propósito, a “grande importância da parceria transfronteiriça ao nível da formação dos jovens na área do Turismo”. Rita Marques explicava, assim, a grande necessidade de prosseguir o trabalho de “capacitação de recursos humanos”, designadamente através do desenvolvimento de projetos conjuntos entre escolas dos dois países.

Após as intervenções, Luís Pedro Martins e Rita Marques participaram na cerimónia de corte de fita que assinalou a abertura oficial do Xantar 2020, seguindo-se uma visita pelos expositores.

Ao longo dos cinco dias do evento, o Turismo do Porto e Norte tem em agenda um programa de atividades destinadas a promover a riqueza gastronómica e vitivinícola da região. Os Caminhos de Santiago serão, também, uma aposta, tendo em conta o conjunto de alianças luso-galaicas que são potenciadas e os projetos em curso no âmbito da preservação, revitalização e promoção deste produto turístico estratégico.

Destaque, também, para os 15 “showcookings” e quatro provas de vinhos que a TPNP vai promover, em colaboração com as entidades parceiras, no âmbito do XV Encontro Internacional de Gastronomia Saudável e Sustentável, que integra o programa do Xantar 2020.

#EstamosON

Corona - Covid19

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade