Directores de Hoteis de Portugal rumam a Évora para a sua Reunião Magna

por: António Manuel Teixeira
Directores de Hoteis de Portugal rumam a Évora para a sua Reunião Magna
O Turismo PT

O 16º Congresso da Associação dos Directores de Portugal (ADHP) será realizado em Abril no Évora Hotel em Abril.

A unidade hoteleira, dirigida por Miguel Melo Breyner, acolhe o Congresso dos Directores de Hoteis de Portugal nos dia 2, 3 e 4 de Abril.

Segundo o Presidente da ADHP os congressistas estarão "em linha" com os de 2019, ou seja 300 sob o tema tema “Hotel 4.0 – o futuro começa agora”.

Sem ter revelado o painel, nem os congressistas Raul Ribeiro Ferreira avançou que irá ter painéis dedicados a “Inovação e Sustentabilidade”; a “Transformação Digital” ou os “Recursos Humanos”. Uma vez que a Associação tem “vindo a chamar a atenção” desse grave problema no sector.

A ADHP continua com “muita preocupação a desregulamentação que foi feita das profissões”, uma vez que algumas delas, como é o caso de director de hotel, não estão regulamentadas. Para Raul Ribeiro Ferreira, essa desregulamentação, “contribuiu fortemente para o problema que hoje temos de falta de mão-de-obra qualificada dentro das unidades hoteleiras”. Esse problema, afirmou, "não se vai resolver com a entrada de mão-de-obra estrangeira em quantidades gigantes”. Ou seja o fluxo de migração que Portugal está a receber não vai colmatar o problema, sendo importante “discutir e perceber porque é que não temos capacidade em pagar mais”. Ribeiro Ferreira alertou que é necessário e urgente “fazer alguma coisa". Uma vez que se "todos metermos a cabeça na areia não vamos resolver esta situação e era preciso estudarmos e percebermos o que podemos fazer para melhorar esta situação”.

O Presidente adiantou também que os temas debatidos no Congresso irão ao encontro dos “novos problemas que se colocam às direcções de hotéis e à hotelaria em geral”. A região do Alentejo será outro tema do Congresso. A importância do Enoturismo e a Gastronomia, da região, serão alguns dos temas em discussão.

Em estreia num congresso da ADHP, será dado destaque a um conjunto de sessões paralelas, permitindo que os alunos de mestrado apresentarem ideias sobre a gestão hoteleira e a promoção. Com estas sessões pretende-se que “façam uma demonstração pública sobre o trabalho que é feito nas escolas e o consigam passar para o mercado de trabalho”, explicou Raul Ribeiro Ferreira.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade