Madeira Startup Retreat regressa para a 3ª edição

por: Zita Ferreira Braga

O Madeira Startup Retreat, programa de aceleração internacional recebe 11 startups internacionais que actuam na área do turismo e lazer.

O Madeira Startup Retreat, um programa de aceleração internacional desenvolvido pela Startup Madeira e pelo Turismo de Portugal, em parceria com a NOVA SBE, recebe 11 startups internacionais que actuam na área do turismo e lazer.

Durante seis semanas, 33 empreendedores de 13 nacionalidades vão explorar, partilhar e potenciar os seus negócios na ilha da Madeira.

A 3ª edição arrancou com a receção de 44 inscrições, com o número recorde de 28 países envolvidos.

Após uma análise pormenorizada, o júri selecionou 11 startups: Local Cave (Brasil); Localie (Holanda); Oveit (Roménia); Pelagic Dive Travel (Austrália); Qwixi (Letónia); Sally Road Trips (Reino Unido); SnowPass (Portugal); SpotAR (Alemanha); Tell The Hotel (Suíça); Wanda Maps (EUA); YouTravel.me (Rússia). Como suplentes, foram indicadas a RipATrip (Portugal); Siliconbali (Portugal); Simbound Game (Roménia); Youcheck.in (Brasil).

Queremos tornar Portugal líder do turismo do futuro. Neste momento, em que a era digital se consolida e condiciona a sustentabilidade do sector, o Turismo de Portugal continua focado em criar um ambiente propício à inovação através de diversas iniciativas de apoio ao empreendedorismo. A nossa estratégia tem como objectivo a contínua atualização do tecido empresarial, criando as condições ideais para que startups se desenvolvam e afirmem como motor do desenvolvimento do turismo e consequentemente da economia nacional. Com este projecto, estendemos esta dinâmica à Região Autónoma da Madeira, onde o turismo tem uma importância estratégica, com o objectivo de que esta região continue a ser um destino turístico competitivo”, afirma Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal.


De modo a aumentar a aceleração das startups participantes, o programa está estruturado por temáticas. Ao longo da agenda, os participantes poderão contar com oito workshops, sessões de mentoria, palestras, um sprint e um demo-day. Felipe Ávila da Costa (Infraspeak), Gil Belford (Fever & Lisboa Secreta), Marcelino Moreno (Talkdesk), Patrícia Soares da Costa (Marquinista) e Tiago Baleizão (Sandoz) são alguns dos 15 mentores convidados pela NOVA SBE. O Colégio dos Jesuítas volta a receber este programa, cuja língua oficial é o inglês.

 

“Esta terceira edição é a confirmação de que a Madeira tem uma localização ideal, como laboratório vivo, para testes nas áreas do turismo e lazer. O sector do turismo é uma das principais alavancas da economia da Região, tem peso económico, representa 26% do PIB regional e grande parte da riqueza produzida advém das actividades associadas a esta área.  No entanto, por ser um sector muito competitivo, é necessário inovar e por isso o Governo Regional estará sempre disposto a apoiar este tipo de iniciativas realizadas pela Startup Madeira, aproveitando os recursos turísticos para internacionalizar a economia, tornando-a mais competitiva”, refere Rui Barreto, Secretário Regional de Economia da Madeira.


Além de trabalharem nos seus produtos e serviços, estes empreendedores terão oportunidades para explorar a Madeira e beneficiar dos momentos lúdicos e de lazer. De forma a agregar a comunidade local, os empreendedores serão ainda acompanhados por cinco local hosts madeirenses, criando diariamente a ligação entre a startup e a cultura regional.


A 3ª edição do Madeira Startup Retreat acontece até 21 de fevereiro e pode ser acompanhado no site oficial www.retreat.startupmadeira.eu e nas redes sociais oficiais.
É de notar que desde a 1ª edição, em 2018, este programa já reuniu na região um total de 29 startups internacionais, 40 mentores e 93 empreendedores, representando mais de 15 nacionalidades.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade