Dia Mundial do Turismo, uma nota da Organização Mundial do Turismo

por: Zita Ferreira Braga

O Dia Mundial do Turismo celebra-se todos os anos a 27 de Setembro com manifestações sugeridas pela Organização Mundial do Turismo.


O objectivo é ajudar a consciencializar toda a comunidade do valor do turismo social, cultural, politico e economico  e qual o papel e contribuição de cada sector para alcançar os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável.

Para a Organização Mundial do Turismo o papel do Turismo como criador de emprego tem sido subvalorizado. Isto apesar de o Turismo gerar 10% dos empregos a nível mundial e está incluído no Objectivo do Desenvolvimento Sustentável pela sua potencialidade em criar emprego decente.

É no entanto necessário maximizar o potencial do Turismo para criar mais e melhores empregos, especialmente para mulheres e juventude.
Também são necessárias políticas que reflictam a incorporação do avanço das novas tecnologias.
A política  e as acções devem ser tomadas tendo em consideração a diferença entre as técnicas do turismo que são ensinadas e as que os empregados precisam.

Isto requer uma aproximação holística ao futuro do trabalho no Turismo, com uma colaboração grande e necessária entre os intervenientes, incluindo o público e o sector privado.      

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade