Cascais celebra a Semana Europeia da Mobilidade

De 16 a 22 de Setembro  Cascais celebra Semana Europeia da Mobilidade (SEM)


A Semana Europeia da Mobilidade (SEM) celebra-se de 16 a 22 de Setembro de 2019 e o concelho de Cascais, assinala a iniciativa com actividades de sensibilização ao longo da semana e uma festa dia 22/09 em Cascais.

O objectivo é claro: promover uma mobilidade mais sustentável, social e cívica. Para tanto, por todo o concelho, e aproveitando a Semana Europeia da Mobilidade (SEM) vão decorrer várias actividades de sensibilização.

De 16 a 22 de Setembro a utilização das biCas (bicicletas do sistema de bike sharing de Cascais) é gratuita para novos registos e utilizadores já registados.

Ao longo da semana os mais novos vão ser sensibilizados com a visita da “Aprender a Pedalar”, um projecto para ensinar a andar de bicicleta, a várias escolas do Ensino Básico e com o PediBuscas (“autocarro” pedonal) a convidar os alunos a percorrer a pé a distância casa-escola.


Os alunos do Ensino Superior no concelho Nova SBE e Escola Superior de Saúde de Alcoitão irão participar em ações de sensibilização para um estilo de vida mais saudável e amigo do ambiente, redução da poluição, e ainda aumento da actividade física. Tudo em nome de uma maior qualidade de vida.

A 22, Dia Europeu Sem Carros, domingo, a festa alarga-se a toda a população das 09:00 às 18:00, na zona entre a Marina e a Boca do Inferno. Neste espaço irão decorrer diversas actividades, como uma aula de Yoga que aconecerá pelas 09:00, uma aula de Zumba (10:00) e ainda a Escolinha de Trânsito MobiCascais, experiências com Trotinetas, Bicicletas e Jogos Tradicionais.


Sobre o MobiCascais | O MobiCascais é o sistema de mobilidade integrada do município de Cascais que, através da sua inovadora aplicação móvel, permite aos visitantes ou munícipes a aquisição e uso, de forma simples e transparente, de vários serviços de mobilidade, tais como a partilha e o parqueamento de bicicletas, transportes públicos e parques de estacionamento.


| A Semana Europeia da Mobilidade (SEM) é uma iniciativa da EUROCITIES (rede de cidades europeias), que lança, mais uma vez, esta campanha de promoção da mobilidade limpa e do transporte urbano sustentável com vista à melhoria da saúde e da qualidade de vida urbana. As propostas contam com ações de mobilidade que promovam uma mudança comportamental para uma cultura de mobilidade urbana mais sustentável. Os temas apresentados para este ano são, entre outros, “Caminhar e pedalar em segurança”; “Viver a Rua”; Mobilidade e Saúde”.

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade