“Portugal 360” o maior evento de promoção de Portugal no mercado brasileiro, uma iniciativa do Turismo de Portugal está de regresso ao Rio de Janeiro
“Portugal 360”, o maior evento de promoção de Portugal no mercado brasileiro, uma iniciativa do Turismo de Portugal e do Consulado Geral no Rio de Janeiro, está de regresso àquela cidade brasileira para uma segunda edição depois do bem sucedido evento do ano passado.
Entre 06 e 09 de Junho, os brasileiros têm a oportunidade de conhecer todos os argumentos que permitem ao nosso país ostentar, também pelo segundo ano consecutivo, o título de melhor destino turístico do mundo.
Durante quatro dias, Portugal irá apresentar-se no Brasil “como um destino 360, um destino para visitar, mas também para investir, estudar, criar empresas e viver.”
Todas estas dimensões vão estar em evidência na Cidade das Artes, um centro cultural de excelência e um dos mais importantes e completos espaços para a representação das artes.
A inauguração desta segunda edição, que tem lugar nesta quinta-feira, dia 06, contando com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.
Os números do mercado brasileiro têm crescido de forma assinalável. Nos últimos três anos, os turistas brasileiros duplicaram no nosso país, passando de 556 mil em 2015 para 1,1 milhões no ano passado. Em 2018, o Brasil já tinha sido um dos mercados a registar maior crescimento em dormidas (+13%), cimentando a posição no top 5 de mercados emissores (atrás de Reino Unido, Alemanha, Espanha, França).
Em 2019, até Março, as receitas do mercado brasileiro cresceram 13,4%. Tendo em conta a sua grande dimensão enquanto emissor de turistas, as acessibilidades aéreas privilegiadas, a elevada despesa média e o facto de viajar ao longo de todo o ano, o Brasil continua a ser uma aposta estratégica para o turismo português, com enorme potencial de crescimento.
Durante os quatro dias do “Portugal 360”, são muitos os destaques. O mais ambicioso e integrador é o Fórum Turismo que reúne cerca de 100 palestrantes que irão reflectir e discutir sobre diversos temas, designadamente: Turismo como factor económico, Turismo 4.0, Enoturismo, Turismo Literário, Herança Judaica, Estudar em Portugal ou Filmar em Portugal.
Ainda neste Fórum, há lugar para comemorar os 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, para mostrar como a arte pode ser um factor de reabilitação social ou como a tecnologia conjugada com o turismo se tornam numa imagem de marca de Portugal.
Como Portugal tem uma gastronomia tão rica e variada, este ano, vamos surpreender com a criação de uma réplica de mercados e tascas portuguesas, onde vários chefs portugueses cozinham ao lado de brasileiros, para delícia dos visitantes. Na área gastronómica, há igualmente espaço para os vinhos e para mostrar como se fez do Enoturismo a nova aposta estratégica do turismo português.
O Festival Iminente é outra novidade. Criado em 2016, o festival já passou por Lisboa, Londres, Xangai e chega agora, pela primeira vez, ao Brasil - Rio de Janeiro. O evento reúne música e a nova arte numa experiência de intensa intimidade coletiva. É a materialização de um movimento criativo urbano que, ao longo dos últimos anos, juntou contemporaneidade e criatividade à cena artística e musical portuguesa.
Com curadoria de Vhils e da Underdogs, e desenvolvimento de imagem da Solid Dogma, o Festival Iminente traduz a atmosfera criativa multicultural que floresce em Portugal e se espalha pelo mundo, levando a matriz lusófona a estabelecer diálogos com outras culturas e expressões artísticas.
A programação do festival, no Rio de Janeiro, agrega artistas musicais, nacionais e brasileiros, arte urbana, arte contemporânea, graffiti, talks, performance, poesia, skate e b-boying. O compromisso com a música e a arte lusófona é uma das mais inovadoras demonstrações da vitalidade da cena artística nacional em duas das atividades que mais se têm internacionalizado: a música e a arte pública.
Ainda na área de entretenimento, o evento traz nomes conhecidos ao público brasileiro, como Carminho e o António Zambujo, que sobem ao palco da Cidade das Artes para representar o Festival do Fado 2019.
A primeira edição do “Portugal 360” recebeu 18 mil visitantes, interessados em conhecer um país autêntico, genuíno e multifacetado, que continua a surpreender quem o escolhe para visitar, viver ou investir.
Este ano, a programação inclui conferências, workshops, cursos e outras atividades em áreas como o turismo, cultura, gastronomia, empreendedorismo, imobiliário, negócios, desporto, educação, investimentos e cidadania. Informações consulares e de lazer também estão disponíveis ao longo destes quatro dias.
Vão ainda ser apresentados novos destinos de viagens em Portugal, programas de ensino das universidades portuguesas e muito entretenimento para todos os públicos, miúdos e graúdos.