Emílio Andrade da Adega Tia Matilde, em Lisboa e Pedro Machado, Presidente do Turismo do Centro de Portugal receberam o Prémio Carreira e o Prémio Excelência
O restaurante Epur, o Chef António Loureiro, o Chão do Rio – Turismo de Aldeia e a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa são os grandes vencedores da 5ª edição dos Prémios AHRESP, que distinguem os melhores do ano no sector do Turismo, Hotelaria e Restauração, nas categorias de Conceito/Marca, Jovem Empresário/Empreendedor do Ano, Sustentabilidade Ambiental e Entidade Regional de Turismo, respectivamente.
A entrega de prémios teve lugar ontem, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, com apresentação de Catarina Furtado.
Foi também premiada a Feira do Fumeiro de Vinhais como Contributo para a Defesa da Gastronomia como Património Nacional, a Accessible Portugal como Produto ou Serviço do Ano, o programa da TVI “A Minha é Melhor que a Tua” na categoria de Programa de Divulgação de Oferta Turística, a Cozinha Popular da Mouraria como Projecto de Solidariedade e o Amass. Cook. na categoria de Site ou Projeto Digital.
A Comissão de Honra dos Prémios AHRESP homenageou igualmente João Pires e Manuel Marques como Técnico de Serviço de Restauração e Similares e Técnico de Serviço de Alojamento, respectivamente, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Instituto Politécnico do Porto como Entidade Formadora e a Pastelaria Canelas na categoria Portugueses Lá Fora.
O Prémio Carreira foi entregue a Emílio Andrade da Adega Tia Matilde, em Lisboa e o Prémio Excelência foi dedicado a Pedro Machado, Presidente do Turismo do Centro de Portugal.
A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado da Defesa do Consumidor, Jorge Torres, de vários autarcas, bem como de instituições como o Turismo de Portugal, a ASAE, a CIP, a AEP, a AIP, a APAVT, a UACS, a AHP, a ADHP entre outros, que assistem ao sucesso da iniciativa pela constante inovação, diversidade de novos conceitos como sinais que apontam novos caminhos e tendências para o futuro do setor.
Os vencedores estiveram em votação online durante mais de um mês no site oficial da iniciativa e foram escolhidos através de um júri de renome presidido por: Ana Peralta, Responsável PT Empresas na área do Turismo e Hotelaria; Adriano Guerreiro, Editor Gastronomia NIT; Alberto Pires, Organizador do Lisbon Bar Show; António Catarino, Jornalista TSF, Programa "TSF à Mesa”; Carlos Madeira, Presidente da ACPP (Associação Cozinheiros Profissionais de Portugal); Fátima Vila Maior, Directora da Área de Feiras da AIP; Inês Siqueira, Directora de Marketing da Délifrance; João Farinha, Representante do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas; João Pedro Oliveira, Director Geral da Revista Time Out; Júlio Fernandes, Vice Presidente da AHRESP; Márcio Cruz, Diretor de Comunicação da Coca-Cola; Marco Nanita, Director de Marketing da Delta Cafés; Nuno Pinto de Magalhães, Director de Comunicação e Relações Institucionais da Sociedade Central de Cervejas; Paulo Amado, Director-Geral das Edições do Gosto; Paulo Brilhante, Coordenador Editorial do "Boa Cama Boa Mesa" Expresso/SIC; Paulo Salvador da TVI; Ricardo Fagundes, Responsável de Marketing Negócio Gas&Power da Galp; Rodrigo Costa - Director de Marketing SUMOL + COMPAL; Susana Ramalho, Responsável da Área de Operadores de Recolha da Sociedade Ponto Verde e Vera Costa, Departamento de Marketing e Comunicação do EuroBic.
A iniciativa vai já na 5ª edição e é co-organizada pela Green Media com a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e conta com o apoio de Sumol, Compal,