Ana Mendes Godinho vai a Londres apresentar “A nossa estratégia, que, é considerada um ‘case study'”

Ana Mendes Godinho vai a Londres apresentar “A nossa estratégia, que, é considerada um ‘case study'”
O Turismo . PT

A experiência de Portugal no desenvolvimento de um turismo responsável e sustentável vai ser apresentado pela secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, num fórum internacional na terça-feira em Londres.

 

Portugal é o único país representado ao nível governamental no Skift Forum Europe, organizado pela Skift, uma agência de recolha de informação sobre a indústria ao nível global e que discute nestes eventos o futuro e as novas tendências para o sector.

A Secretária de Estado disse à Lusa que o convite evidencia o reconhecimento pelo que tem sido feito em Portugal em termos de turismo responsável e de sustentabilidade do turismo. “A nossa estratégia é considerada um ‘case study'”, vincou, referindo o facto de Portugal ter recebido este ano o prémio de Melhor Destino Sustentável da Europa em Março, durante a feira ITB Berlim, a principal feira mundial de turismo.

Na sua intervenção no painel “Destinos: O próximo Capítulo em Turismo Responsável”, a governante vai apresentar medidas, como o financiamento a projectos e ‘startups’ com impacto social e a empresas para melhorarem a performance ambiental. “Neste momento temos 22 projectos aprovados, que são exemplos de como se pode mobilizar a sociedade civil e como o turismo pode e deve ser um instrumento de desenvolvimento dos territórios”, adiantou à Lusa.

Entre alguns exemplos, referiu o Viver@Misericórdia, desenvolvido pela Junta de Freguesia da capital, em que são organizadas actividades que envolvem a comunidade local, nomeadamente para a limpeza de grafites, ou o Manicómio, promovido pelo Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, que visa expor obras de artistas com doenças mentais.

O plano para a sustentabilidade do Turismo inclui um esforço para valorizar projectos turísticos no interior, salientou, “antecipando as questões da sobrecarga e sendo inteligente na forma como gerimos a procura turística, criando motivos para, cada vez mais, desconcentrar a procura ao longo do território e de todo o ano”.

Alguns dos oradores no evento serão os presidentes e executivos de empresas como o grupo hoteleiro InterContinental Hotels, a transportadora British Airways, a transportadora Uber, as plataformas de alojamento Airbnb e Booking.com.

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade