A cidade de Castelo Branco vai acolher, nos dias 21 e 22 de Maio, a sexta edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”.
“Vê Portugal” é uma iniciativa anual do Turismo Centro de Portugal, que junta especialistas de várias áreas para uma abrangente discussão sobre o presente e o futuro do turismo interno.
Castelo Branco sucede a Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria e Guarda, as capitais de distrito que acolheram as edições anteriores.
A apresentação aconteceu ontem, no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, com a participação de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal; Luís Correia, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, e Luís Pinto de Andrade, vice-presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Na ocasião, Pedro Machado destacou a importância deste fórum, que "coloca o foco na importância do mercado turístico nacional". "É um mercado que está cá o ano inteiro, o que permite combater a sazonalidade e a litoralidade da actividade turística, contribuindo assim para esbater os problemas estruturais do país", disse, sublinhando que este evento "é um momento importante para divulgar a região Centro de Portugal e Castelo Branco, em particular".
Luís Pinto de Andrade salientou a componente formativa do Politécnico de Castelo Branco, que "permite ajudar a fixar recursos humanos diversificados na região, no inverno demográfico que vivemos".
Luís Correia, por sua vez, sublinhou o peso crescente do turismo na economia regional. "Em Castelo Branco definimos um caminho. Identificámos três produtos turísticos diferenciadores, que estamos a promover: a natureza, a cultura e a gastronomia. A realização deste fórum insere-se na estratégia de promoção de Castelo Branco", frisou.
Ao longo dos dois dias do Fórum Vê Portugal, num encontro que terá lugar no Cine-Teatro Avenida, sete painéis preenchidos com especialistas nacionais e internacionais abordarão a situação actual do turismo interno. “Turismo Cinematográfico – o Cinema ao Serviço do Turismo”, “Turismo 4.0 - Portugal, Hub de Inovação Digital”, “PROVEREs – Estratégias de Valorização e Promoção”, “ADN de Projectos Vencedores - Diferenciar para Ganhar”, “Turismo no Interior do País - Activos Diferenciadores”, “Turismo na Orla Costeira - Activos Diferenciadores” e “Promoção Turística Nacional - que Modelo?” são os temas aliciantes que irão ser lançados ao debate.
Presidente da República irá participar na sessão de encerramento.