Pela primeira vez Portugal esteve presente na FITUR GAY, mas não com a Associação empresarial LGBT, mas sim com uma Agência de Viagens vocacionada para o segmento.
Devido ao horário ser durante a hora do almoço, a estreia de Portugal na FITUR GAY, não reuniu um elevado número de espectadores.
Mas, como César Lourenço da Agência Proud, referiu em exclusivo a O Turismo PT, "os espectadores não foram muitos, mas as pessoas que se têm dirigido ao nosso espaço para fazer perguntas sobre o que podem encontrar em Portugal, assim como contactos, têm sido bastantes".
Recordamos que existe desde 11 de Janeiro de 2018 uma Associação para o Comércio e Turismo LGBT - Variações, mas que apenas está focada em que a candidatura do Europride 2021 se realize em Lisboa. A sua presença em feiras de turismo durante 2018 e até 24 de Janeiro de 2019 não existiu. Na apresentação da Variações, em Janeiro de 2018, o director executivo - Diogo Vieira da Silva disse-nos "a candidatura é um objectivo atingível, mas temos de congregar esforços".
Por sua vez a Proud, que ao contràrio da Variações, não conta com nenhum apoio governamental, marca presença na feira onde existe "o maior mercado de turistas LGBT para Portugal", expliciou César Lourenço.
Na FITUR, a Proud já desenvolveu contactos com hoteis e regiões de turismo portuguesas, com o "intuito de trabalharmos em conjunto". Foram também realizados contactos com alguns estados do Brasil, "para captar o turismo desse segmento para Portugal".
Conforme explicou, em exclusivo a O Turismo PT, "pretendemos continuar a divulgar este segmento de mercado noutras feiras".
Mesmo sem apoios, já estão no terreno e a trabalhar em prol do Turismo LGBT Português.
Jornalista