Celebração do Dia Nacional no ano do Centenário da Grande União da Roménia em Portugal

Depois da “Temporada Cultural Romena”, realizada ao longo de seis meses no Museu Nacional de Arqueologia de Lisboa e do programa “Grandes artistas romenos nas grandes catedrais portuguesas” realizado em Lisboa, Porto, Batalha, Viana do Castelo e Évora, a Embaixada da Roménia e o Instituto Cultural Romeno em Lisboa, celebram o Dia Nacional,

 

A celebração do Dia Nacional da Roménia em Lisboa realizar-se-á no intervalo horário 14:00-23:00 e iniciar-se-á com um espectáculo multimédia e flash-mobs, intitulado EU-ROMANIA, realizado por Art Focus România, no Largo de São Carlos, sito num dos mais turísticos bairros da capital lusitana.

A abertura oficial da celebração do Dia Nacional, para a qual serão convidadas individualidades portuguesas, autoridades e membros do Corpo Diplomático acreditado em Lisboa, terá lugar pelas 19:00, com uma projeção de tipo vídeo-mapping que evocará a história, as tradições e as personalidades da Roménia.
Será concedida uma atenção especial às personalidades romenas e portuguesas que fortaleceram as ligações entre as duas nações com origem latina comum.

Pelas 20:00, o Teatro Municipal de São Luiz acolherá a Recepção tradicional organizada pela Embaixada da Roménia por ocasião da celebração do Dia Nacional.

O violonista Alexandru Tomescu, que traz a Lisboa o seu famoso violino Stradivarius, acompanhado pela pianista Angela Draghicescu, irá oferecer, com início pelas 21:00, um recital de música clássica na Sala Principal do Teatro Municipal de São Luiz.
O reportório do Concerto inclui peças de compositores romenos como Mihail Jora, Dinu Lipatti, Constantin Nottara, George Enescu e uma peça do compositor português Frederico de Freitas, que os dois músicos interpretarão em jeito de homenagem para com os anfitriões e o público presente na celebração do evento mais importante da história moderna da Roménia, realizado sob o ceptro do Rei Ferdinand I, neto da Rainha D. Maria II de Portugal.

Entre as 20:00 e as 23:00, a projeção do espectáculo multimédia EU-ROMANIA continuará na fachada do Teatro Nacional de São Carlos.

Os parceiros da Embaixada da Roménia e do Instituto Cultural Romeno em Lisboa na organização dos eventos são: Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC, Teatro Municipal São Luiz, Teatro Nacional de São Carlos, Art Focus através do projeto EU-ROMANIA, financiado pelo Ministério da Cultura da Roménia.

Alexandru Tomescu é considerado, a nível internacional, um dos melhores violinistas da sua geração que, aos 41 anos, acumula vários prémios e distinções internacionais. Tendo atuado já em salas como o Théâtre des Champs-Élysées de Paris, o Carnegie Hall de Nova Iorque, o Metropolitan Arts Centre de Tóquio e o Ateneu Romeno de Bucareste, Alexandru Tomescu dedica a sua carreira a tornar a música clássica mais próxima do público.

Angela Draghicescu atingiu rapidamente uma sólida reputação internacional depois de tocar no Carnegie Hall de Nova York, no Concertgebouw de Amsterdão, na Salle Gaveau de Paris, no Ateneu Romeno de Bucareste, junto com Liviu Prunaru ou Alexandru Tomescu e sob a batuta de Maxim Vengerov.

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade