O Encontro entre a IA e a Enologia

por: Sarah Silva

Durante a ProWein 2024, cerca de mil profissionais do vinho de todo o mundo tiveram a sua primeira experiência com um vinho tinto e branco produzidos sob a orientação de um Bot de Inteligência Artificial chamado Chelaris.

Numa colaboração entre produtores de vinho moldavos, profissionais de tecnologia e especialistas em marketing, os dois vinhos foram apresentados pela primeira vez no stand do Wine of Moldova. A revelação teve lugar durante uma masterclass conduzida por Robert Joseph, consultor e autor do programa de domingo, 10 de Março, onde os participantes tiveram uma experiência da fusão entre inteligência humana e a artificial.

Num momento, duas cuvées (uma tinta e uma branca) foram apresentadas a um público global no stand, com os participantes convidados a votar após comparar os vinhos de IA com seus equivalentes produzidos por humanos.

A maioria, 65% dos presentes, ficou surpreendida ao saber que o vinho branco, uma mistura de “Feteasca Alb, Feteasca Regala e Viorica”, foi feito e misturado sob a instrução do bot, segundo a estimativa do evento.

Os dois vinhos de IA também foram embalados com rótulos gerados pelo bot . "Moldova prova que não tem apenas terroir e tradições, mas também um sector vinícola vibrante que abraça tecnologias inovadoras. Moldova está a tornar-se numa nação vinícola líder", disse Robert.

Este projecto foi liderado em colaboração com o Gabinete Nacional da Vinha e do Vinho (ONVV), utilizando algoritmos sofisticados para apoiar decisões humanas ao planear - e executar - todos os aspectos do processo de produção: colheita, vinificação, mistura, rotulagem e comunicação.

Diana Lazăr, líder do projecto AI Wine, comentou: "Conteúdo adicional para este projecto, incluindo os materiais de marketing, foram gerados com o apoio e orientação de ferramentas de IA."
Outro elemento chave do projecto foi a criação da Chelaris, uma enóloga meta-humana de IA usada para personificar a tecnologia por trás desta inteligência. No entanto, a maioria das pessoas na masterclass e aqueles que provaram no stand preferiram vinho feito por humanos.

Stefan Iamandi, Director do Gabinete Nacional da Vinha e do Vinho, delineou que o Wine of Moldova continua a liderar um plano ambicioso de desenvolvimento sustentável, com os principais intervenientes a planear investir em novas vinhas, aumento da capacidade e inovação tecnológica ao longo dos próximos anos. Hoje, a indústria do vinho desempenha um papel significativo na economia moldava, contribuindo com cerca de 3% do PIB e 8% das exportações totais, para o sustento de mais de 50 000 famílias nas áreas rurais.

A ProWein 2024 viu visitantes de todo o mundo desfrutarem de uma diversidade de variedades de uva moldava e estilos de vinho, abertos por 51 vinícolas. Os participantes incluíam produtores maiores e algumas marcas artesanais menores.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways