Wine & Travel Week "parte do vinho e da gastronomia, para a promoção mundial de Portugal"

por: Mafalda Bettencourt
Wine & Travel Week "parte do vinho e da gastronomia, para a promoção mundial de Portugal"
Essência Company

Para celebrar os 20 anos do evento que originou todo o projecto Essência Company, de 18 a 25 de Fevereiro o Wine & Travel Week faz do Porto e de Portugal a capital do enoturismo e do vinho.

Pelo segundo ano, esta Wine & Travel Week promove quatro eventos complementares, dinamizados por mais de 200 profissionais de 26 nacionalidades, dando voz a um Encontro Profissional e reuniões B2B, a uma WTW Talk, a um conjunto de Experiências que levarão as delegações de compradores e jornalistas nacionais e internacionais às sete regiões de turismo portuguesas, promovendo ainda o roteiro Gosto do Porto, que cobre 90 espaços dedicados à gastronomia e ao vinho, encerrando-se com a 20ª edição do Essência do Vinho – Porto, a principal experiência do vinho em Portugal.  

Ao todo, serão promovidas mais de 50 ações, dinamizadas 3200 reuniões B2B entre compradores e vendedores de enoturismo, mobilizados 500 expositores e destacados cerca de 70 projetcos de enoturismo em sete pós-tours que percorrem as sete regiões de turismo de Portugal. Em ambientes distintos, com uma imagem inspirada pela identidade portuguesa e pela diversidade que trazem os maiores destinos de enoturismo do mundo, a Wine & Travel Week tira vantagem da sua dimensão internacional para afirmar Portugal como um destino de excelência, valorizando a sua promoção através de projetos protagonizados pelos principais rostos dos sectores do turismo e do vinho.  

“Estamos perante a maior organização de sempre de um evento que parte do vinho e da gastronomia, para a promoção mundial de Portugal. Têm sido meses intensivos de preparação para que nada falhe e, sobretudo, para que todos os visitantes internacionais reconheçam a capacidade de o nosso País saber receber, saber organizar e saber fazer. Vamos percorrer ao longo da semana alguns dos mais emblemáticos lugares do Porto, como o Museu Nacional Soares dos Reis, a Casa da Música ou o Mosteiro de São Bento da Vitória culminando, claro, no Palácio da Bolsa. E, em parceria com o Turismo de Portugal, teremos ainda um conjunto de pós-tours, no continente e nos arquipélagos, envolvendo a comitiva internacional de compradores e de jornalistas que estarão connosco”, explica Nuno Guedes Vaz Pires, fundador da Essência Company. 

Tudo arranca já no domingo, no âmbito da WTW, com a recepção aos participantes nos pós-tours promovida pelas sete regiões de turismo, a partir das 19:15, no premiado WOW – World of Wine. Dias 19 e 20 de Fevereiro, as reuniões B2B decorrem no Museu Nacional Soares dos Reis.  

No dia 19, no Palacete Silva Monteiro, a sede da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, o almoço terá assinatura do chefe Renato Cunha, do restaurante Ferrugem, que nos últimos tempos tem reavivado com sucesso a tradição da cozinha popular em potes de ferro. Mais adiante, à noite, na Casa da Música, a gala “Best of Wine Tourism” da GWC, da qual a cidade do Porto é única representante portuguesa, distinguirá os vencedores do nosso país nas diferentes categorias destes conceituados prémios internacionais de enoturismo. No dia 20, o almoço, no Museu Nacional Soares dos Reis, tem autoria do chefe Rui Paula (duas estrelas Michelin no restaurante Casa de Chá – Paço da Boa Nova). Na tarde de dia 20 realce ainda para a apresentação do caso de estudo que revolucionou o enoturismo na África do Sul, com a presença de Mariette du Toit-Helmbold, antiga CEO do Cape Town Tourism Office, atual CEO da Destinate. 

  

Importa sublinhar que, pela primeira vez, WTW terá uma região convidada: Castela e Leão (Espanha), que aproveitará a presença na iniciativa para realizar, em paralelo, a estreia mundial do espetáculo “Merina: o ouro espanhol. Oteiza”. O palco será o Coliseu do Porto, ao final da tarde de 20 de Fevereiro. Uma produção vanguardista que une moda, dança, música e artes cénicas, proporcionando ao espetador uma experiência sensorial e transversal ao combinar diversas disciplinas artísticas. O espetáculo gira em torno da lã de ovelha Merina, destacando a matéria-prima, a tradição e a criação artística. Visa associar Castela e Leão a uma atividade que realça a excelência, oferecendo um valor único e diferencial. O espetáculo tem as participações de Caterina e Paul García Oteyza (premiados criadores de moda); do coreógrafo António Najarro (também bailarino e diretor de dança); Tagore González, artista multidisciplinar, responsável pela música;  e do Priamo Studio, especializado em design de projetos cénicos, que assume a cenografia. 

Na noite da estreia mundial deste espetáculo, a Junta Castilla y León e a Essência Company promovem um jantar e festa (com atuação dos espanhóis Siloé) reservado aos participantes e a convidados do WTW, no Mosteiro de São Bento da Vitória. 

Os pós-tours decorrerão de 21 a 25 de Fevereiro. 

A principal experiência do vinho em Portugal 

Desde 2004 que o Essência do Vinho – Porto alterou a forma de comunicar os vinhos aos consumidores, tendo-se afirmado no calendário europeu de eventos como um marco anual importante, que tem suscitado curiosidade contínua. Ao longo destes anos fidelizou públicos mas também os renovou, muito graças a programações de alto nível. 

Pois bem, em 2024 não faltarão grandes pretextos. Aos mais de quatro mil vinhos em prova aberta, de mais de 400 produtores representados, nacionais e estrangeiros, juntam-se novidades absolutas. 

“The Room Experience” será um espaço exclusivo que permitirá a rara oportunidade de provar vinhos de topo de 20 das grandes famílias mundiais do vinho. Duas slots /dia, nos dias 22, 23 e 24 de Fevereiro, permitirão aceder a rótulos marcantes de produtores como Bouchard Père et Fils (França), Castello Bandi (Itália), Castello di Montepó (Itália), Château Pichon Baron (França), Clos Apalta (Chile), Dr. Loosen (Alemanha), Júpiter (Portugal), Marqués de Murrieta (Espanha), Mouchão (Portugal), Niepoort (Portugal), Penfods (Austrália), San Marzano (Itália), Taylors (Portugal), entre outros. 

Retomando o capítulo internacional, a programação do Essência do Vinho – Porto contará provas comentadas de nomes absolutamente icónicos, como são os casos Vega Sicília (Rioja, Espanha), Château Lynch-Bages (Bordéus, França), Dr. Loosen (Mosel, Alemanha), Penfolds (Austrália), Raül Bobet (Priorat, Espanha), Santiago Ruiz (Rias Baixas, Espanha), entre outros. 

Essência do Vinho – Porto acolhe ainda duas regiões convidadas: Castela e Leão (com uma prova de vinhos de várias denominações, incluindo Bierzo, Ribera del Douro e Rueda) e Minas Gerais (Estado brasileiro que promoverá provas de vinhos, azeites e queijos). 

Juntam-se outras provas de grandes nomes nacionais, como Alves de Sousa (vertical Abandonado, 2004-2020), Mouchão (incluindo as edições 1984, 1999, 2008 e Tonel N. 3-4 2013), Quinta do Crasto Vinha Maria Teresa (2011, 2015 e 2018), Xisto 2019 (lançamento en primeur), Madeira Wine Company (Blandy´s Bual 1920, Terrantez 1976, Verdelho 1982, Sercial 1990), Kopke (Porto Vintage vs. Porto Colheita), Moscatéis de Sonho José Maria da Fonseca (Amagnac, Cognac, Sole e 20 Anos), Casa de Santar, Cartuxa, Monção e Melgaço, só para citar alguns exemplos. 

Não esquecer nova edição da prova com júri internacional “TOP 10 Vinhos Portugueses”, que avaliará cerca de 60 amostras dos vinhos mais bem pontuados em 2023 pela Revista de Vinhos, e a apresentação “Blind Ambition: uma história de superação” – quatro refugiados do Zimbabwe desafiaram o próprio destino e tornaram-se sommeliers de sucesso na África do Sul. Acreditaram no que seria impossível e representaram o país de origem na competição "World Wine Tasting Champions", que decorreu na França, sob os olhares de alguns dos mais referenciais nomes da indústria e da crítica mundial do vinho; o resultado dessa jornada de superação é surpreendente e está na base de um documentário que merece ser conhecido. 

Por fim, “Gosto do Porto” é um roteiro preparado pela Revista de Vinhos que pretende celebrar o Porto e a gastronomia de origem, os restaurateurs, os cozinheiros e os sommeliers, que reúne a sugestão de 90 spots na cidade que poderão ser experimentados pelos visitantes e participantes da WTW e do Essência do Vinho – Porto

Wine & Travel Week, incluindo Essência do Vinho – Porto e o projeto Gosto do Porto, é uma organização Essência Company e conta com o apoio do Turismo de Portugal, da Câmara Municipal do Porto e da Great Wine Capitals.  

 

WINE & TRAVEL WEEK  

18 a 25 de Fevereiro de 2024  

Cidade do Porto 

 

ESPETÁCULO “MERINA: O OURO ESPANHOL. OTEIZA” 

21 de Gevereiro de 2024 

Coliseu do Porto 

 

ESSÊNCIA DO VINHO - PORTO | EDIÇÃO 20 ANOS 

22 a 25 de Fevereiro de 2024 

Palácio da Bolsa - Porto - Portugal 

 

GOSTO do Porto | TASTE of Oporto 

18 a 25 de Fevereiro de 2024  

Roteiro cidade do Porto 

 

BILHETEIRA ESSÊNCIA DO VINHO – PORTO 

Os ingressos adquiridos para o Essência do Vinho – Porto 2024 beneficiarão da oferta de um convite para o espectáculo “Merina: o ouro espanhol. Oteiza”, no Coliseu do Porto.  

Campanha especial sujeita a número limitado de lugares. 

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways