Câmara Municipal de Cascais convida munícipes a vindimar

por: António Manuel Teixeira
Câmara Municipal de Cascais convida munícipes a vindimar
Câmara Municipal de Cascais

A 08 de Setembro o município de Cascais oferece a experiência da colheita da uva aos munícipes, mediante inscrição, em terras do Mosteiro de Santa Maria do Mar.

Assim, entre as 17:00 e as 20:00, o Mosteiro, em Sassoeiros, abre as portas aos cascalenses previamente inscritos para a vindima das castas Ratinho, Galego Dourado, Arinto, Castelão e, pela primeira vez, Preto Martinho. Após a vindima, os participantes estão convidados para uma refeição ligeira, com porco no espeto e sanduíches vegetarianas, bebidas do Castiço Bar, que se junta à iniciativa, e animação com um DJ convidado.

A autarquia prevê que a colheita de 2023 "estimada em 7800 kg deve resultar em 7800 garrafas de Vinho de Carcavelos. Esta é a maior quantidade recolhida desde que, em 2017, o Mosteiro de Santa Maria do Mar foi adquirido pela Câmara de Cascais com o objectivo de recuperar o vinho de Carcavelos no concelho e devolver aos vizinhos um espaço verde".

É a terceira edição do evento dedicado às vindimas comunitárias em Cascais, realizada no âmbito do programa Terras de Cascais, e "visa promover a recuperação do vinho de Carcavelos, trazer a comunidade ao Mosteiro de Santa Maria do Mar e criar sentimento de pertença e espírito de comunidade", explica a Câmara.

 

O Mosteiro foi adquirido pela autarquia em Setembro de 2017. A vinha, com cerca de 2,7 hectares, foi replantada em 2019 e em 2020 foi enxertada. A nova vinha pretende melhorar o potencial enológico do vinho de Carcavelos com recurso a castas que caíram em desuso visando uma melhor adaptação ao território e resiliência às alterações climáticas, bem como aumentar a valorização do património enológico português.

O vinho e a vinha do Mosteiro de Santa Maria do Mar são criadas e mantidas com preceitos sustentáveis. A implementação de "um sistema de agricultura regenerativa para recuperar o Vinho de Carcavelos implica práticas agrícolas que favorecem a biodiversidade e fixam CO2 no solo". O Mosteiro de Santa Maria do Mar e as vinhas comunitárias de Cascais "são polos de sustentabilidade em meio urbano: respeitando os ciclos da natureza" e devolvendo aos vizinhos o sentido de comunidade.

As vagas para esta edição da Vindima do Vinho de Carcavelos são limitadas e os interessados poderão inscrever-se através de um formulário disponibilizado pela empresa municipal Cascais Ambiente.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade