A Bairrada tem vinhos brancos, tintos e... espumantes para vindimar. Arrica-se?

por: António Manuel Teixeira

A região da Bairrada está preparada para as vindimas. até pela forte vertente de produção de espumantes, para os quais as uvas devem ser vindimadas com mais acidez e, por conseguinte, mais cedo.

Em estreia estão estes programas desenhados pela Rota da Bairrada e pelas Caves São João. Talhados nestas lides estão a Aliança Vinhos de Portugal e as Caves São Domingos. Com amigos ou família, esta é uma boa altura para ficar a conhecer, através de uma experiência imersiva, a região da Bairrada, as suas gentes, gastronomia e vinhos!

Um dia ‘Na Rota das vindimas da Bairrada’

O programa convida os enoturistas a “vestir a camisola”, participando no dia-a-dia das gentes da Bairrada nesta que é uma época tão especial. Sempre na companhia de um guia local, esta é uma experiência permite a oportunidade de conhecer as castas mais autênticas – e autóctones – da região, sentir o solo nos pés e descobrir a arte de vindimar. Nesta experiência, cujo produtor muda em função da oportunidade de se participar na vindima, tem início às 10:00, com recepção dos participantes no Espaço Bairrada da Curia – e sede da Associação Rota da Bairrada, junto à Estação de Comboios. Já reunidos, seguem para a vindima. Às 12:30 é tempo de fazer uma pausa, ali mesmo, na vinha, para um piquenique com leitão e doces regionais. As actividades são retomadas por volta das 14:30, com visita guiada a uma adega ou cave bairradina. O programa termina no ponto de partida, com uma harmonização bem típica: espumante e um ‘amor da Curia’.

Datas/Horários: Setembro e outubro. De segunda-feira a sábado, exceto feriados, das 10:00 às 16:30.
Contactos: 231 503 105 ou geral@rotadabairrada.pt
Morada: Espaço Bairrada na Curia. Largo da Estação, 3780-541 Tamengos, Anadia

Caves São João estreia dois programas vindimas na Quinta do Poço do Lobo

Em tempo de vindimas, a empresa propõe-lhe partir à descoberta da Quinta com 30 hectares de vinha e sete hectares de bosque e olival, inseridos numa paisagem única em Cantanhede. É neste local que o produtor bairradino desenhou dois programas. Ambos têm as ruínas do antigo lagar como ponto de partida, onde os participantes recebem chapéu, balde, luvas e tesoura de vindima. Diferem na forma de terminar o programa, um, mais completo, com um ‘picnic no bosque’ e o outro, mais ligeiro, com um ‘brinde na eira’.

Datas: última semana de Agosto e Setembro, sempre que haja condições para a realização de vindimas.
Contactos: 234 743 118 ou geral@cavessaojoao.com
Morada: Quinta do Poço do Lobo, Pocariça, Cantanhede

Caves Aliança - Vindimas na Bairrada “A Tradição”

O programa da Aliança Vinhos de Portugal tem início nas Caves com o mesmo nome, em Sangalhos. É dali que os participantes partem para a vinha, onde são formadas equipas e lhes é entregue o material necessário para o corte das uvas – uma tesoura e um balde. A manhã não termina sem um lanche, ao qual se segue uma visita, que vai da Adega – onde acompanham o processo de recepção das uvas nos tegões e sua transformação em mosto – ao Aliança Underground Museum.

Datas: Setembro e primeira quinzena de outubro, sempre que haja condições para a realização de vindimas.
Contactos: 234 732 045 ou visitas@alianca.pt
Morada: Aliança Vinhos de Portugal - Rua do Comércio, 444, 3781-908 Sangalhos

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade