O Projecto “Enoturismo: Um Mosaico de Experiências” foi aprovado

por: Camila Mendes

Município de Palmela candidata-se com projecto que valoriza os territórios rurais

No passado dia 20 de Abril, decorreu no Espaço Fortuna, na Quinta do Anjo, a apresentação do candidatura “Enoturismo: Um Mosaico de Experiências”, pelo Município de Palmela.

Este projecto foi apresentado pela Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal e promovido pela Associação para o Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal (ADREPES) e foi aprovado, contando com vários objectivos, como a promoção e a troca de experiências e conhecimento entre territórios nacionais, isto é dar estímulo à cooperação interterritorial, que permitirá valorizar e também consolidar o tecido económico e social dos territórios. Para a candidatura, o Município de Palmela contou com o apoio de parceiros, como a Associação para o Desenvolvimento em Espaço Rural do Norte Alentejo, a Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano e a Associação para a Promoção do Desenvolvimento Rural do Ribatejo.

Para a candidatura ao projecto, os territórios deveriam ter um tema comum – o Enoturismo. Esta candidatura integra os objectivos das Estratégias dos Grupos de Desenvolvimento Local (GAL) parceiros, através de um conjunto de investimentos de qualificação da oferta enoturística, para a integração do território de Palmela e da Península de Setúbal na aplicação móvel INVENTRIP, ainda a promoção de acções de capacitação dos agentes do sector do enoturismo, aumentando os níveis de qualidade dos produtos e serviços. Através da criação de um manual de elaboração de cartas de vinhos, a formação em vinhos destinada à hotelaria, restauração e operadores turísticos e workshops sobre harmonização vínica.

Para além disto, o projecto prevê, também, o desenvolvimento de ferramentas de marketing digital, de modo a reforçar a estratégica de comunicação do Município, contribuindo, assim, para o aumento da competitividade das empresas locais, desenvolvendo condições para o crescimento da actividade, numa óptica de valorização dos elementos identitários do território – património edificado e natural e vertente cultural.

A participação do Município nesta candidatura tem uma elevada importância estratégica para a promoção turística do território, tendo em conta o trabalho em parceria desenvolvido ao longo dos últimos vinte anos com a Rota dos Vinhos da Península de Setúbal.

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade