Sogevinus e o consumo do Vinho do Porto

por: Claudia Cravalho
Sogevinus e o consumo do Vinho do Porto
Sogevinus

Queijo de São Jorge ao som de música clássica? Juntamos vinho do Porto LBV e temos a prova de eleição dos turistas nacionais.


Já os turistas espanhóis e ingleses preferem o vinho do Porto branco quando provado individualmente em vez da harmonização com ovos moles.
São apenas alguns dos resultados apresentados pelo projeto 4Cs – Consumer Cross Cultural.
A Sogevinus é um dos parceiros num estudo inovador realizado pela Sense Test, empresa pioneira dedicada a estudos de análise sensorial, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e a WedoTech.
Este estudo fornece uma avaliação abrangente do consumo do vinho do Porto, que pode ser recebido pelos consumidores de diferentes formas através da presença de elementos externos, como em combinação com outros produtos alimentares, música ou até o próprio ambiente.
O grupo pretende usar as descobertas do projecto para criar cenários e experiências de consumo diferenciados. O projecto decorreu de Junho de 2018 a Março de 2022 e passou por várias etapas de avaliação do perfil sensorial e dinâmico do vinho do Porto.
Na base do estudo estiveram quatro tipos, produzidos pela Cálem e representativos dos diferentes estilos de vinho do Porto, existentes:
Branco Seco; Tawny,10 anos; Late Bottled Vintage,2013; Vintage,1985.
Os consumidores ditos “não especialistas” não só têm uma perceção mais simples do produto, identificando menos detalhes que os provadores peritos, como fazem também uma identificação diferente das características dominantes de cada vinho.
Sogevinus reconhece a pertinência deste projecto. “Este projecto veio demonstrar como um produto centenário, como o vinho do Porto, pode beneficiar de uma maior aproximação à inovação e à tecnologia, trazendo novos desafios ao nosso sector”, afirma Pedro Braga, director de operações da Sogevinus.
O vinho do porto continua de boa saúde e recomenda-se!

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade